Ciclismo
Boa forma

Ciclismo

A vontade de desfrutar o ar livre é o melhor impulso para acabar com o sedentarismo e começar a praticar ciclismo.

E não há nada melhor para fruir do bom tempo do que andar de bicicleta. Percorrer a cidade pedalando permite-nos desligar, relaxar e redescobrir a cidade.

Benefícios da prática do ciclismo

Além do divertimento que proporciona e da possibilidade de partilhar um momento agradável ao ar livre com amigos ou família, andar de bicicleta propicia enormes benefícios para a saúde.

No que respeita à saúde cardiovascular, pedalar 30 minutos com uma intensidade moderada e constante aumenta o ritmo cardíaco e diminui a pressão arterial. Para além disso, e tal como acontece com outras práticas físicas similares, o ciclismo diminui o mau colesterol (LDL) e aumenta o bom colesterol (HDL).

Alguns estudos internacionais relatam que a atividade física e, nomeadamente o ciclismo, favorecem as defesas do organismo e o funcionamento do sistema imunológico em geral. Outros benefícios de praticar regularmente este desporto são a melhoria da capacidade respiratória, a aceleração do metabolismo e o controlo do peso corporal.

Sugestões para começar

  1. Se pretendes iniciar-te no mundo do ciclismo, recomendamos-te que comeces em zonas rurais, preferencialmente em caminhos com pouca inclinação e pouco tráfego.
  2. Quando te sentires confiante e em segurança para pedalar na tua cidade, tem sempre presente que deves usar capacete, luzes e roupa refletora.
  3. A hora ideal e o circuito a escolher para praticar ciclismo vai depender do teu gosto pessoal.

Mas seja onde for, verás como andar de bicicleta te vai ajudar a descontrair e a desligar das preocupações quotidianas, esquecendo o ritmo acelerado da cidade. Por alguma razão, muitos asseguram que o ciclismo é um bom antídoto contra o stress.

 
 

também

Boa forma

3 exercícios de Yoga facial que ajudam a reduzir as rugas (e deixam a pele mais jovem).

Boa forma

Dicas para combater o desconforto e a má circulação sanguínea

Boa forma

O que distingue e o que há de semelhante entre o Ioga e o Pilates