Alimentação e prática desportiva
Necessidades nutricionais e atividade física
Quando se pratica atividade física, há alguns cuidados especiais a ter.
Alguns dos benefícios que o exercício físico tem sobre o nosso organismo são as melhorias sentidas no sistema respiratório e no sistema cardiovascular, aumentando a capacidade respiratória e promovendo o reforço muscular. Adicionalmente permite prevenir e reduzir a obesidade e doenças relacionadas, melhorar a autoestima e qualidade do sono.
No entanto, há diferentes cuidados que devemos ter durante a prática de exercício, especialmente na alimentação.
Durante a atividade física há um desgaste do organismo. O esforço físico e a transpiração levam à perda de energia, água e minerais, entre outros. Tendo em conta este desgaste, é importante garantir que o organismo dispõe de reservas e garantir a reposição das mesmas após a prática da atividade física.
O consumo de proteína é muito importante durante a prática de desporto. A proteína além de ser um dos elementos mais abundantes no corpo humano, é também responsável pela reparação e formação das células. Por isso, na prática de exercício, a importância da proteína incide sobre a recuperação e ganho de massa muscular.
Os hidratos de carbono, fonte privilegiada de energia, são muito importantes na alimentação de um praticante de exercício físico.
A gordura, como os ómegas, as gorduras saudáveis, também são importantes, principalmente se for um exercício com uma duração prolongada, como acontece nos atletas de alta competição.
Assim podemos sugerir o que comer antes e depois do exercício físico.
O que comer antes de praticar
Antes da atividade física é importante a ingestão de hidratos de carbono, principalmente de absorção lenta. Convém que a refeição seja feita entre 4 a 1 hora antes do exercício de modo a evitar o desconforto abdominal. Quanto mais próxima for a hora de início do treino, mais leve deve ser a refeição.
Os hidratos de carbono ocupam uma percentagem relevante da nossa Roda dos Alimentos, como as massas, arroz e cereais. No entanto, também podemos encontrá-los nas frutas e leguminosas.
Após o exercício físico
Depois do exercício, o objetivo é repor o que foi gasto.
Nesta fase é fundamental repor as reservas que o corpo despendeu, como os minerais e os líquidos perdidos durante o treino. Também a proteína tem um papel importante pois vai ajudar na regeneração e recuperação muscular.
A proteína pode ser encontrada em alimentos como a carne, o peixe e os ovos. Se optares por alimentos que não sejam de origem animal, um cereal como a aveia, os frutos secos como nozes, amêndoas ou soja são também uma opção como fonte de proteína.
Os antioxidantes e os minerais como ferro, potássio e magnésio, que previnem as caibras, estão presentes nas frutas e legumes.
Hidratação
Importante, não só na prática de exercício, como durante todo o dia, todos os dias: a ingestão de líquidos.
O nosso organismo é maioritariamente constituído por água e é muito importante que mantenha a hidratação. Durante a prática de exercício físico, uma ligeira desidratação pode ter efeitos negativos causando por exemplo fadiga precoce.
Sem dúvida que desporto e alimentação caminham lado a lado, complementando-se. Uma alimentação diversificada e equilibrada satisfaz as necessidades em geral e melhora o teu bem-estar geral.
Caso estejas a iniciar agora a prática desportiva sugerimos que consultes o teu médico ou nutricionista.
Vê também
Boa forma
3 exercícios de Yoga facial que ajudam a reduzir as rugas (e deixam a pele mais jovem).
Boa forma
Dicas para combater o desconforto e a má circulação sanguínea