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A IMPORTÂNCIA DA VITAMINA K

A importância da Vitamina K na saúde e bem-estar

Todos os grupos vitamínicos são essenciais ao organismo e cada vitamina tem a sua função.
As vitaminas dividem-se em dois grandes grupos. As hidrossolúveis (solúveis em água), a que pertencem a vitaminas C e o complexo B. E as vitaminas lipossolúveis (solúveis em lípidos), onde encontramos as vitaminas A, D, E e K.

A vitamina K pertence ao grupo das vitaminas lipossolúveis e pode ser encontrada em vários alimentos presentes no nosso dia-a-dia ou mesmo na forma de suplementos.

À semelhança de outros complexos vitamínicos, a vitamina K também existe sob a forma de uma família de diferentes compostos com uma estrutura química comum. Estes compostos incluem a filoquinona, ou seja,a vitamina K1, responsável por ativar a coagulação sanguínea. Esta, pode ser facilmente encontrada nos vegetais verdes, como os espinafres, brócolos, couve e agrião..
A menaquinona, vitamina K2, é a declinação produzida pelas bactérias presentes no intestino. Tem como principal função a fixação do cálcio nos ossos e a saúde dos vasos sanguíneos. No entanto, também a podemos encontrar em produtos de origem animal e/ou produtos fermentados.
Por seu lado, a menadiona, ou vitamina K3, pode ser encontrada nos suplementos vitamínicos, uma vez que é produzida de forma sintética.

É conhecida a importância das vitaminas na nossa alimentação e no correto funcionamento do nosso organismo. Sabemos também que diferentes vitaminas e grupos vitamínicos atuam em campos diferentes, embora todas sejam necessárias e acabem por ter ações conjuntas.
Exemplo disso é a vitamina A, essencial para a visão e importante na produção de colagénio e renovação celular. Já a vitamina C, é ótima nas alturas mais frias para ajudar o organismo a defender-se das gripes e constipações.

Vitamina K, a vitamina do sangue

A vitamina K participa na coagulação sanguínea, evitando hemorragias. É a presença de vitamina K que faz com que o sangue estanque após um corte a cozinhar, por exemplo.
Não só ligada ao sangue, a vitamina K tem também uma função importante na fixação do cálcio na estrutura óssea, fortalecendo-a.

Assim, são de destacar três principais funções e benefícios que a vitamina tem no nosso organismo.

Coagulação sanguínea –ligada à coagulação do sangue, favorece também a cicatrização;

Saúde dos vasos sanguíneos – a vitamina K deixa os vasos sanguíneos com mais elasticidade. A elasticidade e complacência dos vasos é importante para os mesmos suportarem a pressão sanguínea sem se romperem. Também é importante no que diz respeito ao controle dos níveis de cálcio, já que, em excesso, este mineral pode provocar aterosclerose.

Principais fontes de vitamina K

A vitamina K pode ser encontrada em alimentos que estão bastante presentes no nosso dia a dia.
Vegetais de folha verde são ricos em vitamina K como os brócolos, alface, agrião, couve-flor, espinafres, repolho e rúcula.
Para além dos vegetais verdes, a vitamina encontra-se no nabo, abacate, azeite, ovo e fígado.

Sintomas de carência de vitamina K no organismo

Além de ser ingerida através de vários alimentos presentes na alimentação, a vitamina K é também produzida pela própria flora intestinal. O principal sintoma da falta de vitamina K é hemorragia difícil de estancar, que pode ocorrer na pele ou mesmo pelo nariz, uma vez que uma das principais funções da vitamina é atuar na coagulação sanguínea.
Como a vitamina K é aliada do cálcio no que se refere à fixação deste nos ossos, uma carência de potássio pode refletir-se também no enfraquecimento dos ossos e dentes.
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