Saboreia a Vida | Nestlé
Saboreia a Vida | Nestlé

SOCIAL

TIPOS DE AÇÚCAR E AS SUAS DIFERENÇAS

O que são açúcares?

“Açúcares” é um termo genérico utilizado para designar alguns dos hidratos de carbono que ingerimos.

Os hidratos de carbono podem ser classificados em simples ou complexos:

  • Hidratos de carbono simples – Compostos por uma ou duas moléculas de açúcares e por isso mesmo rapidamente absorvidos pelo organismo. Como exemplo temos a lactose e a frutose, que se encontram naturalmente presentes no leite e fruta, respetivamente. Existe ainda a sacarose,  que não é mais do que o açúcar de açucareiro.
  • Hidratos de carbono complexos – compostos por  várias moléculas de açucares Este tipo de hidratos de carbono deve ser a base energética da nossa alimentação. Como exemplo deste grupo temos o amido, presente na batata e nos cereais por exemplo.

Existe hoje uma preocupação crescente na escolha de opções nutricionalmente mais equilibradas e saudáveis. Neste sentido, já  é possível encontrar uma grande variedade de açúcares de adição à disposição dos consumidores.


Açúcar Branco

É amplamente usado  pela maioria dos consumidores.  É um açúcar puro de cana, submetido a um processo (refinamento) no qual há, , perda de vitaminas e minerais. A cor é natural e não resulta de nenhum processo de branqueamento.


Açúcar de pasteleiro (em pó)

Tem a mesma composição do açúcar refinado comum, mas passa por um processo de moagem, em que fica ainda mais fino e em que lhe é adicionado anti aglomerante, como o amido de milho. É o tipo de açúcar eleito pelos profissionais de pastelaria, uma vez que não deixa sabor residual nem dá cor ao produto final. 


Açúcar Light

Este resulta da combinação do açúcar refinado com adoçantes, como a sucralose. A sucralose é um adoçante com maior poder edulcorante que o açúcar, ou seja, adoça mais. Por este motivo é possível manter o mesmo sabor doce reduzindo a quantidade de açúcar utilizada.


Açúcar amarelo

É parcialmente refinado. O melaço não é totalmente eliminado, o que lhe confere a cor dourada. Apresenta maior teor de humidade e é ideal para receitas de bolos em que se pretende uma maior durabilidade.


Açúcar mascavado

É feito a partir da cana de açúcar. Não é sujeito a refinamento, logo, são preservadas as vitaminas, minerais e não é aditivado. Apresenta melhor qualidade nutricional. É menos solúvel que os outros açúcares. Existe em versão mais clara, mais aromático e em versão mais escura. É útil quando se pretende dar cor a bolos sem usar, por exemplo, o chocolate.

Xarope

Consiste na combinação de sacarose com água. Pode ter adição de aromas e cor. É utilizado, por exemplo, em bebidas, bolachas e rebuçados.


Açúcar Demerara

É obtido por um processo mais simples de refinação do açúcar. A sua cor é o resultado da adição de xaropes no processo de fabrico. Mantém  alguns minerais da cana, mas não tanto como o mascavado.


Biológico

O seu cultivo (da cana) é realizado sem recurso a fertilizantes químicos e utiliza processos protetores do meio ambiente. Apresenta características nutricionais similares às do açúcar mascavado.


Frutose

É um  açúcar natural, presente em frutas, milho e leguminosas. Adoça mais do que os restantes açucares, pelo que se pode usar em menor quantidade.


De coco

É produzido a partir do líquido das flores da árvore de coco. Tem um sabor doce com um leve aroma a caramelo. Não é sujeito a processos de refinamento como o açúcar branco.



À exceção do açúcar light, qualquer um dos açucares apresenta um valor calórico semelhante, podendo, no entanto, apresentar diferenças em termos de vitaminas e minerais, ou no seu processo de refinação. Devem, por isso, ser consumidos com igual moderação.

Quanto às doses diárias recomendadas, para indivíduos saudáveis, a ingestão de açúcares simples totais deve corresponder a um máximo de 10% das calorias totais ingeridas diariamente. Nesta quantidade inclui-se o açúcar adicionado aos alimentos ou bebidas, e os açúcares naturalmente presentes no mel, xaropes, sumos e concentrados de fruta. 

PARTILHAR 33 LIKES

Glossário

Sugestões