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LIGHT, MAGRO, ZERO, SEM AÇÚCAR - PERCEBA AS DIFERENÇAS!

Devido às exigências dos consumidores, existem hoje no mercado produtos com diferentes designações dentro da categoria dos chamados “produtos dietéticos”. Neste artigo vamos abordar o que cada uma destas designações significa e como podemos beneficiar com o seu consumo.

Existem produtos interessantes do ponto de vista nutricional que podem ser consumidos para ajudar a responder a um objetivo específico, nomeadamente uma condição especial de saúde. Há produtos que podem ser úteis quando inseridos num regime alimentar planeado, como por exemplo, na perda de peso. Outros serão interessantes para quem pretende implementar algumas alterações na sua alimentação com o intuito de a tornar mais saudável.


O que significam as designações?

Produtos Zero


A designação “zero” não indica que o produto não tem calorias! A designação “zero” tem que ser seguida do nome do nutriente que se encontra reduzido. Alguns produtos “zero” poderão conter poucas calorias, o que, no entanto, não faz deles necessariamente saudáveis.


• 0% açúcares ou sem açúcares:

- O produto não contém mais de 0,5g de açúcares por 100g ou 100ml.

• 0% gordura ou sem gorduras:  

-O produto não contém mais de 0,5g de gordura por 100g ou 100ml.

Produtos “zero” podem ser úteis em algumas circunstâncias. Quando há um consumo aumentado e indesejado de certos alimentos, a substituição por produtos “zero” poderá contribuir para um controlo calórico, diminuindo a ingestão diária de açúcares e/ou gorduras.

Produtos Sem Açúcares Adicionados

Os produtos têm a alegação “sem adição de açúcares”, ou “sem açúcares adicionados”, quando não é acrescentado qualquer tipo de açúcares durante o seu processamento. No entanto, estes produtos podem conter açúcares naturalmente presentes, sendo que o rótulo pode referir que contém açúcares naturalmente presentes”. O facto de um produto ser considerado “sem açúcares” não significa que não produza efeitos na glicemia (açúcar circulante na corrente sanguínea). Estes poderão ser usados num regime alimentar específico, como a diabetes ou redução de peso, especialmente quando há hábitos de consumos elevados de açúcares.


Produtos Light


Estes apresentam uma redução mínima de 30%, de um ou mais nutrientes, em relação a um produto semelhante. Uma vez que existe uma redução de um ou mais nutrientes, o produto “light” pode conter menos calorias que o produto semelhante sem esta alegação.


Produtos Magro

Um produto é considerado “magro” quando apresenta um baixo teor de gordura, ou seja, quando tem menos de 3g de gordura por cada 100g ou menos de 1,5g de gordura por cada 100ml.

Na categoria de produtos magros podemos encontrar produtos como: leite, iogurtes e queijos. Quando existe, por exemplo, doença cardiovascular, excesso de peso ou de gordura corporal, estes produtos devem ser utilizados em substituição dos originais.

Agora, que já sabe o que cada uma das designações significam, opte pelas que mais se adequam à sua dieta. Sempre que tiver dúvidas consulte o rótulo, ou deixe-nos as suas questões!
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