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BOAS RAZÕES PARA COMER LATICÍNIOS TODOS OS DIAS

Cálcio, Proteínas de Elevado Valor Biológico, Fósforo, Lípidos e Vitaminas A, D e do grupo B. Estes são alguns dos componentes que  fazem do leite e seus derivados um dos ingredientes mais importantes da alimentação.

 

Fazem bem aos ossos

É do conhecimento científico que os laticínios são uma das principais fontes de cálcio e que este é indispensável à saúde dos ossos. Mas os laticínios dão-lhe ainda mais do que isso: o teor de proteínas essenciais e vitamina D ajudam ainda mais a prevenir fraturas.

 

Ajudam a manter a linha

Iogurtes de vários tipos, queijo e algumas sobremesas são óptimas formas de ingerir laticínios. Opte pelos produtos mais magros como o leite e os iogurtes desnatados e os queijos frescos (com menos gordura). Desta forma os laticínios contribuem para um regime saudável que também ajuda a manter a linha.

 

Regulam o seu paladar

O leite contém lactose o que lhe confere um sabor adocicado. Alguns nutricionistas chegam a indicar o seu sabor como referência: se não nota o seu travo doce, pode ser sinal de que está muito habituado a consumir produtos com excesso de açúcar... e com consequências negativas para a saúde.

 

Contêm probióticos

Alguns produtos fabricados com leite – leite fermentado, alguns iogurtes e outros –  contêm probióticos que, como afirmam instituições como a Organização Mundial da Saúde, trazem inúmeros benefícios para a saúde.

 

A dose diária

A generalidade da população deve consumir 2 porções de leite ou derivados, com excepção de crianças e adolescentes, que necessitam de 3 porções.

 

O que é uma porção?

Para saber quanto deve consumir, saiba que uma porção equivale a:

  •  1 Chávena almoçadeira de leite (250ml)
  •  1 Iogurte líquido ou 1 e 1/2 iogurte sólido (200g)
  •  2 Fatias finas de queijo (40g)
  •  1/4 de queijo fresco – tamanho médio (50g)
  •  1/2 Requeijão – tamanho médio (100g)

 


 

 

 

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