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TOFU

O tofu é feito a partir da bebida de soja. Pode ser mais macio ou mais firme e é praticamente isento de gordura saturada.

Apresenta boas quantidades de ácidos gordos ómega 3 e minerais como cálcio, fósforo, magnésio e sódio.
 
O Tofu e a saúde
Vários estudos científicos já comprovaram que, graças ao seu teor de ácidos gordos ómega 3, o consumo de tofu ajuda a reduzir o risco de desenvolvimento de doença cardiovascular. 
Sendo um dos principais derivados da soja, este alimento também é rico em isoflavonas e ajuda a diminuir os sintomas associados à menopausa como o calor súbito, afrontamentos, dores articulares e aumento de peso, entre outros.
Também é uma excelente fonte de ferro, melhorando o transporte do oxigénio dos pulmões para as células. 
Rico em cobre, cuja função é essencial para a síntese de hemoglobina e, consequentemente, para a correta utilização do ferro pelos glóbulos vermelhos, o Tofu é ainda uma boa fonte de manganês que, juntamente com o cobre, previne o stress oxidativo das células. O seu principal antioxidante é o selénio. Está envolvido na reparação do DNA, diminuindo o risco de desenvolvimento de cancro.
 
A soja e os alimentos à base de soja, como o Tofu, são um dos grupos de alimentos mais associados a reações alérgicas. Como todos os produtos à base de soja, o Tofu tem quantidades apreciáveis de oxalatos, o que pode diminuir a absorção de cálcio. 
 
Tabela nutricional

Tabela de composição nutricional (100 g de Parte Edível)
 

 

Tofu

Energia (kcal)

76

Água (g)

85

Proteínas (g)

8,5

Lípidos (g)

4,4

      Ácidos gordos saturados

1

      Ácidos gordos polinsaturados

2,5

Hidratos de Carbono (g)

0,7

Fibra (g)

0,3

Sódio (mg)

6

Cálcio (mg)

128

Fósforo (mg)

106

Magnésio (mg)

91

Ferro (mg)

1,6


mg = miligramas. Psrte Edível = diz respeito ao peso do alimento que é consumido depois de rejeitados todos os desperdícios. Fonte: Porto A, Oliveira L. Tabela da Composição de Alimentos. Lisboa: Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge. 2006.

Como escolher
Tenha em conta a data de validade e leia o rótulo para saber o que foi adicionado ao seu Tofu. Uma vez aberta a embalagem, o Tofu deve ser bem lavado, mantido no frigorífico num recipiente aberto com água. Se a água for mudada diariamente, o Tofu manter-se-á fresco durante uma semana. Pode congelar. Se o fizer na sua embalagem de origem, dura até 5 meses. 

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