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TANGERINA

Este citrino contém teores de água elevados e fornece quantidades apreciáveis de vitamina C, ácido fólico e potássio. A vitamina C, para além de atuar ao nível do sistema imunitário, também participa na produção de colagénio, uma proteína que faz parte de várias estruturas do nosso organismo, como a pele, tecido conjuntivo, cartilagem e tendões. 

O ácido fólico tem um papel relevante na gravidez pois tem influência na divisão celular, além de ser eficiente no combate à anemia e às doenças cardiovasculares e também fundamental para o bom funcionamento do sistema nervoso. 

O potássio ajuda a regular a tensão arterial, a equilibrar os fluidos corporais e na contração dos músculos. 

Um efeito diurético

Pelo seu conteúdo elevado em água e pela sua riqueza em potássio, apresenta um leve efeito diurético, que poderá ser benéfico no caso de gota, hipertensão arterial e/ou nos casos de perdas excessivas de potássio, como durante a utilização de diuréticos. 

Tabela nutricional

Tabela de composição nutricional (100 g de Parte Edível)

Energia (Kcal)

40

Água (g)

88.2

Proteínas (g)

0.7

Lípidos (g)

0.1

Hidratos de Carbono (g)

8.7

Vitamina C (mg)

32

Ácido Fólico (µg)

21

Potássio (mg)

241


mg = miligrama µg = micrograma
Parte Edível = diz respeito ao peso do alimento que é consumido depois de rejeitados todos os desperdícios. Fonte: Porto A, Oliveira L. Tabela da Composição de Alimentos. Lisboa: Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge. 2006.


Como escolher

Escolha as tangerinas com textura firme e pesadas. Mantenha à temperatura ambiente durante cerca de três dias. No frigorífico conserva-se cerca de uma semana. Não deve ser congelada. 

 
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