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MELANCIA

A melancia é uma típica fruta de Verão que pertence à família do melão, abóbora e pepino. É originaria de países com climas quentes e apresenta diversas variedades que se distinguem pelo tamanho e presença ou não de sementes.

Para beneficiar ao máximo das suas propriedades nutricionais opte pelo seu consumo nos meses de verão (Julho, Agosto e Setembro).

Informação Nutricional

O principal componente da melancia é a água, o que a provém de um leve efeito diurético, que pode ser benéfico no caso de gota e hipertensão arterial. Para além de ser uma excelente fonte de hidratação, tem ainda a vantagem de ser pouco calórica e rica em vitaminas e minerais.

A melancia contém magnésio, um mineral que influencia a transmissão neuromuscular, na regulação dos fluxos através das membranas celulares, auxilia a atividade de certas enzimas e está envolvido na replicação de ADN. As vitaminas contidas na melancia são a A, benéfica para a visão, a pele e o sistema reprodutivo, e a C que, com outros antioxidantes presentes, protege o nosso organismo dos radicais livres.

Quem sofre de insuficiência renal deve evitar comer melancia. O seu teor em potássio pode agravar os problemas ao nível dos rins. Mas por outro lado, é justamente este mineral que faz da melancia um alimento tão aconselhável para outras pessoas. O potássio contribui para o equilíbrio dos fluidos do organismo, ajuda a regular a tensão arterial e tem um papel importante na contração muscular.

Tabela de composição nutricional (100 g de Parte Edível)

 

Melancia

Energia (kcal)

26

Água (g)

93,6

Proteínas (g)

0,4

Lípidos (g)

0,2

Hidratos de carbono (g)

5,5

Fibra (g)

0,3

Vitamina A (µg)

50

Vitamina C (mg)

4,0

Potássio (mg)

100

Magnésio (mg)

12

 
g = grama; mg = miligrama; µg = micrograma; parte edível = diz respeito ao peso do alimento que é consumido, depois de rejeitados todos os desperdícios.
Fonte: Tabela da Composição de Alimentos – Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge
 
Como comprar e conservar

Para saber se a melancia está madura, bata com os nós dos dedos na sua casca. Se o som for “abafado”, ou surdo, a melancia está madura. Se for metálico quer dizer que ainda está verde. Prefira a melancia com a casca intacta, sem manchas, fendas, cortes ou amolgadelas. Pode ser verde escura ou mais clara, raiada. E se tiver um lado amarelo, não se preocupe. É a parte que estava no chão e por isso não recebeu a luz que provoca a fotossíntese e dá origem à cor verde.

A melancia pode ser conservada inteira, num lugar fresco, arejado e escuro, até cerca de 1 semana. Após abertura, deve ser mantida no frigorífico e consumida em poucos dias. Se preferir, pode também cortá-la em cubos e congelá-la.

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