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DIÓSPIRO

O dióspiro é uma fruta com muitos hidratos de carbono, sobretudo de absorção rápida. Assim, provoca uma rápida subida de açúcar no sangue (glicemia) em relação a outras frutas. 

Os benefícios do Dióspiro
No entanto, os benefícios do dióspiro fazem dele um alimento muito apetecível. É rico em água e em carotenos, elementos antioxidantes que, depois de absorvidos pelo organismo, são transformados em vitamina A. Tem um papel importante ao nível da visão e da pele, e importante no crescimento, no desenvolvimento ósseo e reprodução. 
Ao chegar ao nosso intestino, a fibra solúvel do dióspiro (pectina) sofre um processo de fermentação que liberta ácidos gordos de cadeia curta. Estes contribuem para o controlo da glicemia (açúcar no sangue) e dos níveis de colesterol. E ainda ajudam a prevenir inflamações na parede do intestino, promovendo uma flora intestinal mais saudável.

É desaconselhado a pessoas com insuficiência renal, cuja condição pode ser agravada se houver excesso de potássio na sua corrente sanguínea.
 

Tabela Nutricional

Tabela de composição nutricional (100 g de Parte Edível)

 

Diospiro

Energia (kcal)

58

Água (g)

82,6

Proteínas (g)

0,6

Gordura (g)

0

Hidratos de carbono (g)

14,8

Fibra (g)

1,5

Caroteno (µg)

177

Potássio (mg)

228


µg = microgramas e mg = miligramas. Parte Edível = diz respeito ao peso do alimento que é consumido depois de rejeitados todos os desperdícios.
Fonte: Porto A, Oliveira L. Tabela da Composição de Alimentos. Lisboa: Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge. 2006, pág. 94-95

Como escolher
Escolha frutos intactos, sem cortes ou manchas na pele e que conservem o pedúnculo. O seu processo de amadurecimento é rápido e, se os colocar junto de outras frutas, será ainda amais acelerado.

Sabia que...
Existem dois tipos de dióspiro. Popularmente são diferenciados como o “de roer”, mais rijo e alaranjado, e o “de abrir”, mais macio e quase vermelho. 

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