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COUVE-DE-BRUXELAS

A couve-de-bruxelas é um hortícola da família das crucíferas, tal como os brócolos e as couves. Assemelham-se a couves miniatura com 2 a 5 cm de diâmetro. Crescem em grupos de 20-40 unidades no caule de uma planta com cerca de 60 cm de altura. A couve-de-bruxelas tem uma cor verde mas algumas variedades podem apresentar uma coloração avermelhada.

As origens da couve-de-bruxelas são ainda desconhecidas mas pensa-se ser nativa da Bélgica, em especial da região próxima de Bruxelas, que lhe dá o nome. Permaneceram uma cultura daquela área até que a sua utilização se espalhou pela Europa durante a I Guerra Mundial.


INFORMAÇÃO NUTRICIONAL

À semelhança de todos os hortícolas, a água é o principal componente, seguida dos hidratos de carbono e das proteínas. São uma boa fonte de vitamina C, ácido fólico e carotenos, bem como uma fonte moderada de vitamina E e vitamina B6. Quanto aos minerais, destacam-se o potássio e o fósforo. O conteúdo em fibra é moderado.

Tabela de composição nutricional (por 100 g de Parte Edível)

 

Couve-De-Bruxelas Cozida

Energia (kcal)

36

Água (g)

86,9

Proteínas (g)

2,9

Lípidos (g)

1,3

Hidratos de carbono (g)

3,5

Fibra (g)

2,6

Carotenos (µg)

320

Vitamina E (mg)

0,9

Vitamina B6 (mg)

0,19

Vitamina C (mg)

60

Ácido Fólico (µg)

110

Potássio (mg)

310

Fósforo (mg)

61


mg = miligramas. Parte Edível = diz respeito ao peso do alimento que é consumido depois de rejeitados todos os desperdícios. Vitamina E = aqui representado como a-tocoferol
Fonte: Porto A, Oliveira L. Tabela da Composição de Alimentos. Lisboa: Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge. 2006.


VANTAGENS E DESVANTAGENS:

As plantas crucíferas, como a couve-de-bruxelas contêm fitonutrientes com propriedades antioxidantes. Tem sido demonstrado que este efeito pode ajudar a proteger contra alguns tipos de cancro.

A couve-de-bruxelas é uma boa fonte de vitamina C e ácido fólico que, por serem antioxidantes, ajudam o sistema imunitário a proteger o organismo contra infeções e outros danos. Além disso, a vitamina C participa na produção do colagénio, uma proteína que faz parte de várias estruturas do nosso organismo, como a pele, tecido conjuntivo, cartilagem e tendões.


COMO COMPRAR E CONSERVAR:

Escolha couves-de-bruxelas com uma estrutura compacta e firme, limpas e pesadas para o seu tamanho. Não devem apresentar zonas amarelecidas ou apodrecidas, nem marcas de picadas de insetos. Se as comprar individualmente, escolha aquelas com tamanho semelhante para garantir que têm o mesmo tempo de cozedura. Apresentam melhor qualidade durante a sua época, entre o outono e o final do inverno ou início da primavera.

Conserve-as no frigorífico dentro de um saco plástico não fechado depois de retirar as folhas danificadas ou murchas e sem as lavar. Se pretende congelá-las, submeta-as previamente a uma cozedura de 3 a 5 minutos (branqueamento).

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