Couve-de-Bruxelas
Alimentos

Couve-de-Bruxelas

A couve-de-bruxelas é um hortícola da família das crucíferas, tal como os brócolos e as couves. Assemelham-se a couves miniatura com 2 a 5 cm de diâmetro. Crescem em grupos de 20-40 unidades no caule de uma planta com cerca de 60 cm de altura.

A couve-de-bruxelas tem uma cor verde mas algumas variedades podem apresentar uma coloração avermelhada.As origens da couve-de-bruxelas são ainda desconhecidas mas pensa-se ser nativa da Bélgica, em especial da região próxima de Bruxelas, que lhe dá o nome. Permaneceram uma cultura daquela área até que a sua utilização se espalhou pela Europa durante a I Guerra Mundial.

Informação Nutricional

À semelhança de todos os hortícolas, a água é o principal componente, seguida dos hidratos de carbono e das proteínas. São uma boa fonte de vitamina C, ácido fólico e carotenos, bem como uma fonte moderada de vitamina E e vitamina B6. Quanto aos minerais, destacam-se o potássio e o fósforo. O conteúdo em fibra é moderado.

g = grama; mg = miligrama e µg = micrograma. Parte Edível = diz respeito ao peso do alimento que é consumido depois de rejeitados todos os desperdícios. Fonte: Tabela da Composição de Alimentos – Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge.

Composição nutricional
(100g de parte edível)
Couve de Bruxelas Cozida
Energia (kcal) 43
Água (g) 86,9
Proteínas (g) 2,9
Lípidos (g) 1,3
Hidratos de Carbono (g) 3,5
Carotenos (µg) 320
Fibra (g) 2,6
Vitamina E (mg) 0,9
Vitamina B6 (mg) 0,19
Vitamina C (mg) 60
Potássio (mg) 310
Ácido Fólicog) 110
Fósforo (mg) 61

Vantagens e desvantagens

As plantas crucíferas, como a couve-de-bruxelas contêm fitonutrientes com propriedades antioxidantes. Tem sido demonstrado que este efeito pode ajudar a proteger contra alguns tipos de cancro.

A couve-de-bruxelas é uma boa fonte de vitamina C e ácido fólico que, por serem antioxidantes, ajudam o sistema imunitário a proteger o organismo contra infeções e outros danos. Além disso, a vitamina C participa na produção do colagénio, uma proteína que faz parte de várias estruturas do nosso organismo, como a pele, tecido conjuntivo, cartilagem e tendões.

Como comprar e conservar

Escolhe couves-de-bruxelas com uma estrutura compacta e firme, limpas e pesadas para o seu tamanho. Não devem apresentar zonas amarelecidas ou apodrecidas, nem marcas de picadas de insetos. Se as comprares individualmente, escolhe aquelas com tamanho semelhante para garantir que têm o mesmo tempo de cozedura. Apresentam melhor qualidade durante a sua época, entre o outono e o final do inverno ou início da primavera.

Conserva-as no frigorífico dentro de um saco plástico não fechado depois de retirar as folhas danificadas ou murchas e sem as lavar. Se pretendes congelá-las, submete-as previamente a uma cozedura de 3 a 5 minutos (branqueamento).

 
 

Receitas Relacionadas

também

Alimentos

Se chegaste até aqui, então muito provavelmente já sabes exatamente o que são probióticos e quais…

Alimentos

A fruta do dragão, também conhecida como pitaia, é tão interessante por dentro como é por fora. É…