Queres ser o primeiro a receber as nossas novidades?

Subscreve e recebe as nossas notificações no teu browser.

Obrigado por subscreveres.

Chuchu
Alimentos

Chuchu: Informação Nutricional

O chuchu é um legume que pertence à mesma família da abóbora, pepino e melão - Cucurbitaceae - e à espécie Segium edule. É também conhecido por machucho ou caiota nos Açores e pimpinela na Madeira.
 

É originário da América Central, onde era bastante apreciado pelos Aztecas devido ao seu sabor característico e suave, que permitia ser consumido ao longo de todo o ano.

No nosso país, encontra-se uma grande variedade deste legume quanto à forma, tamanho e cor. A forma do chuchu assemelha-se à da pêra. A casca pode ser lisa ou com espinhos e a cor varia do branco ao verde bem escuro. Em Portugal, o chuchu faz parte da gastronomia local da Madeira.

Habitualmente, o chuchu não é consumido cru. Pode ser usado assado, em refogados, sopas, cremes, purés, bolos ou saladas frias. 

Informação Nutricional

O chuchu apresenta um elevado teor de água e um baixo valor energético. Entre outros nutrientes, fornece particularmente fibra e potássio.
 

g = grama; mg = miligrama e µg = micrograma. Parte Edível = diz respeito ao peso do alimento que é consumido depois de rejeitados todos os desperdícios. Fonte: Lima D, Colugnati F, et al. Tabela Brasileira de Composição de Alimentos. São Paulo: Núcleo de Estudos e Pesquisas em Alimentação; Universidade Estadual de Campinas. 2006.

Composição nutricional
(100g de parte edível)
Chuchu Cru Chuchu Cozido
Energia (kcal) 17 19
Água (g) 94,8 94,6
Proteínas (g) 0,7 0,4
Lípidos (g) 0,1 0
Hidratos de Carbono (g) 4,1 4,8
Fibra (g) 1,3 1
Potássio (mg) 126 54

Vantagens e desvantagens

O chuchu, à semelhança de outros hortícolas, é um alimento pobre em energia, podendo ser consumido em quantidades apreciáveis.

Este legume é um bom fornecedor de fibra e água, contribuindo para o bom funcionamento intestinal, para a regulação dos níveis plasmáticos de colesterol LDL e para a melhoria da função cardiovascular.

O potássio, mineral no qual o chuchu é rico, desempenha um papel importante na regulação da tensão arterial, no equilíbrio dos fluidos do corpo e na contracção muscular. A sua ingestão poderá estar restrita no caso de insuficiência renal.

Como comprar e conservar

Aquando a compra do chuchu certifica-te que este apresenta a casca brilhante, sem manchas amareladas nem sinais de podridão e rejeita-o se a sua consistência se apresentar mole.
Por ser um legume frágil, machuca-se com facilidade e a casca escurece rapidamente quando danificada, portanto deve-se ter cuidado no seu manuseamento. 

Ao descascar o chuchu deves fazê-lo debaixo de água corrente, uma vez que este solta uma substância viscosa que não é fácil de remover das mãos.

À temperatura ambiente o chuchu conserva-se durante 3 dias, já no frigorífico, deve ser acondicionado dentro de um saco plástico, conservando-se assim durante uma semana. 
Podes conservar o chuchu descascado e picado até 3 dias, desde que conservado num recipiente fechado ou num saco de plástico, na parte inferior do frigorífico.

Receitas Relacionadas

também

Alimentos

Se chegaste até aqui, então muito provavelmente já sabes exatamente o que são probióticos e quais…

Alimentos

A fruta do dragão, também conhecida como pitaia, é tão interessante por dentro como é por fora. É…