Saboreia a Vida | Nestlé
Saboreia a Vida | Nestlé


SOCIAL

COMO SUBSTITUIR O SAL NA ALIMENTAÇÃO

O sal é um elemento presente na dieta mediterrânica e um dos temperos mais utilizados no mundo inteiro. É indiscutível o sabor que o sal dá à comida e, por isso não há casa que não o tenha. No entanto, é importante não esquecer a sua utilização mais primária: a conservação de alimentos, que ainda hoje  vemos no caso do tradicional bacalhau. E sabia que também foi muitas vezes  usado como moeda de troca?

O sal tornou-se um ingrediente habitual na nossa  alimentação. Por diversas razões, há quem o tenha de reduzir ou excluir da alimentação. No entanto, existem outros ingredientes que o podem substituir  nas refeições.  


A realidade é que o sal é essencial para o nosso organismo.  O sódio presente no sal, não só promove a regulação de água como também está presente no equilíbrio das nossas células e a transmissão dos impulsos nervosos entre elas e por isso todos  precisamos deste mineral para que o nosso organismo esteja saudável. No entanto, quando consumido em excesso, o sal tem um impacto muito negativo na saúde estando associado a um maior risco de hipertensão arterial e doenças cardiovasculares.  A Organização Mundial de Saúde recomenda um consumo diário máximo de “5g para um adulto e 3 g para as crianças” e em Portugal o consumo médio chega aos 10 gramas por dia. 

Assim, é importante reduzir o sal na alimentação diária, e é possível fazê-lo sem que a mesma perca o sabor. A nossa cozinha é rica em outros condimentos, raízes e especiarias que tornam as refeições igualmente saborosas. 

#1 Gengibre

O gengibre tem uma forte ação digestiva e elevado potencial antioxidante. Pode ralá-lo para juntar a outros alimentos conferindo um travo ligeiramente picante. 

#2 Orégãos

Os orégãos são uma das ervas aromáticas  mais utilizadas na cozinha, e podem substituir o sal sem qualquer prejuízo da qualidade da sua alimentação. Oriundos do Médio Oriente, foram introduzidos pela primeira vez na Europa no século XVI.  É um excelente condimento para grelhados e guisados.

#3 Alecrim

O alecrim pode ser utilizado em guisados, estufados e grelhados e é um excelente tempero. Esta erva aromática intensifica o seu sabor quando seca. Deve lavá-la, separar as folhas do caule – que apesar de comestível tem um sabor muito intenso – e deixar secar durante alguns dias antes de utilizar. É um tempero que funciona muito bem com pratos de peixe conferindo-lhe um sabor único e fresco mas também com carnes, como por exemplo borrego. 

#4 Açafrão

O açafrão é um excelente substituto do sal. É rico em curcumina, um potente agente antioxidante. Para além do seu excelente sabor, torna o prato mais colorido. No entanto, pode ser relativamente intenso para o palato de algumas pessoas. Deve experimentar colocar pequenas quantidades desta especiaria  na confeção dos seus pratos, de início, e ir aumentando a seu gosto.

#5 Cardamomo

O cardamomo é um excelente ingrediente para ter na sua cozinha. Para substituir o sal, pode optar por temperar o arroz com duas a quatro bagas de cardamomo. Para além dos benefícios para a sua dieta, o cardamomo ajuda a combater o mau hálito e promove o processo digestivo.

#6 Salicórnia

Esta planta cresce espontaneamente em algumas regiões de Portugal, e é cada vez mais utilizada como uma boa alternativa ao sal. A percentagem de sódio na sua composição é inferior a 5%, sendo também rica em outros minerais benéficos para a saúde como o cálcio, potássio e magnésio. As suas excelentes propriedades estendem-se para além da alimentação, tendo também fortes propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias.

#7 Gomásio

O gomásio é um condimento composto, em grande maioria, por sementes de sésamo. É um excelente substituto do sal. Tem na sua composição dez vezes menos sódio do que o sal de mesa, contendo também fibras, vitamina E, ácido fólico e outros minerais como cálcio, potássio e magnésio. Para além disso, pode ser feito em casa. Basta tostar ligeiramente sementes de sésamo, moer com a ajuda de um almofariz e usar a seu gosto.


Estas são algumas das muitas sugestões que pode utilizar para substituir o sal na alimentação. Como tudo o que consumimos na nossa alimentação, também o sal é alvo de moderação. 
PARTILHAR 6 LIKES

Glossário

Sugestões