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CUIDADOS COM O CORAÇÃO

É importante cuidar do nosso coração. Adote alguns hábitos que o ajudarão a prevenir as doenças cardiovasculares e contribuem para o bem-estar.

10 FORMAS DE CUIDAR DO SEU CORAÇÃO

1. Tome um bom pequeno-almoço logo no início do dia. Leite ou derivados magros ou meio-gordos, cereais ou derivados integrais e uma peça de fruta são uma boa escolha; 
 
2. Outro dos cuidados com o coração que deve ter diz respeito ao controlo do peso. Para isso convém fazer várias refeições ao longo do dia. Não desvalorize as pequenas refeições do meio da manhã e do meio da tarde, que ajudam a não estar muitas horas sem comer. Um iogurte e uma peça de fruta ou duas tostas ou bolachas pouco açucaradas ajudam (mesmo) a controlar o apetite;
 
3. Veja os legumes e a fruta como os seus maiores aliados. Promovem a saciedade com um baixo valor calórico e são ricos em fibra e antioxidantes. Consuma legumes em grande quantidade ao almoço e ao jantar e duas ou três peças de fruta por dia;
 
4. Prefira os cereais e derivados mais escuros (menos refinados ou mesmo integrais), que são mais ricos em fibra mas também em vitaminas e minerais;
 
5. Consuma peixe com regularidade e varie nas carnes, preferindo as brancas em vez das vermelhas. Não abuse dos produtos de charcutaria que são ricos em sal e em gorduras saturadas;
 
6. Evite comer muitas gorduras. Um dos cuidados que pode ter com o coração é a escolha de gorduras de origem vegetal e da preferência pelo azeite;
 
7. Modere os teores de sal e de açúcar de adição na sua alimentação diária. Em ambos os casos é uma questão de reeducar o paladar e ir reduzindo gradualmente. As ervas aromáticas são uma excelente forma de dar sabor sem recorrer a sal;
 
8. Modere o consumo de bebidas alcoólicas e estimulantes (café, refrigerantes com cafeína,…). Abuse da água bebendo pelo menos 1,5 l ao longo do dia. Chá verde e tisanas, quentes ou gelados, desde que sem açúcar, são outra forma de ingerir líquidos, hidratando o organismo e favorecendo a circulação sanguínea;
 
9. Diga não à vida sedentária. Escolha uma atividade física de que goste e pratique-a regularmente. Mas também pode aproveitar as oportunidades da sua atividade diária para se mexer mais: use as escadas em vez do elevador, sempre que possível ande a pé em vez de carro, ofereça a si mesmo um passeio ao final do dia. Todos os passos contam e o exercício físico é um dos principais cuidados que deve ter com o coração;
 
10. Conheça-se bem e dê atenção ao seu corpo: Vigie o seu peso e mantenha-o dentro dos valores considerados; Avalie regularmente os seus níveis de colesterol sanguíneo; Tenha cuidado com o seu coração - meça a tensão arterial com regularidade.
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