Saboreia a Vida | Nestlé
Saboreia a Vida | Nestlé

SOCIAL

EXCESSO DE SAL

O sal de cozinha, que consumimos muitas vezes sem pensar, é constituído por moléculas de cloreto de sódio. O sódio está presente no fluido que rodeia todas as nossas células e a sua função principal é, justamente, a de regular a quantidade desse líquido extracelular bem como o volume de plasma sanguíneo. O sódio também tem um papel importante na condução dos impulsos nervosos e no controle das contrações musculares.

Sal em excesso

Ao mesmo tempo em que é indispensável ao nosso organismo, pois a falta de sódio pode causar desidratação, hipotensão, cãibras, entre outros, o excesso de sal pode levar à hipertensão arterial que está associada a graves problemas cardíacos e a edemas, ou inchaços. Quando ocorrem em determinados órgãos, são origem de doenças graves.


Consumo diário de sal  

Segundo a Organização Mundial de Saúde o consumo diário de sal de um adulto não deveria ultrapassar os 5 g de sal o que corresponde a 1 colher de chá, no total do dia. O consumo acima desta quantidade poderá ser considerado excesso de sal e ter efeitos negativos na saúde.

Consulte ainda os seguintes artigos relacionados com o excesso de sal:

PARTILHAR 18 LIKES

Sugestões