Sal? Quanto menos melhor
Alimentação Equilibrada

Sal? Quanto menos melhor

A Nestlé sabe que o sal faz toda a diferença num cozinhado. Mas o excesso também aumenta o risco de doenças cardiovasculares. Por isso preparámos uma série de dicas para cozinhares pratos muito saborosos... com muito pouco sal.
 
Deixa os acompanhamentos (arroz, massa, etc.) para o fim. Sem sal, correm o risco de não saber a nada, o que dificulta todo o processo. Quando te habituares às carnes e peixes menos salgados já poderás reduzi-lo também nas restantes travessas.

Truques para reduzir o sal

Como qualquer hábito muito enraizado, alterar aspetos da alimentação é pouco fácil. Mas tudo é possível quando se quer viver com mais saúde. Começamos com um conselho: reduz o sal aos poucos para te habituares gradualmente e começa a cozinhar com os nossos truques.

  • Usa ervas aromáticas: descobre os aromas de cada uma, aprende a combiná-las com os alimentos e em breve poderás dispensar mais de metade do sal que usas habitualmente.
  • Prepara marinadas: legumes, vinho e ervas aromáticas são um ótimo tempero para os alimentos. E estes sabores são uma festa para o paladar.
  • Mede: usa sempre um medidor (colher de chá, colher de café) para o sal que utilizas. E vai reduzindo, reduzindo...
  • Longe da vista...: para evitar tentações, não coloques o saleiro na mesa.
  • Evita comprar alimentos preparados: carne ou peixe embalados ou pré-confecionados, legumes e outras refeições. Enlatados ou pré-confecionados têm quase sempre sal em demasia.

aqui como substituir o sal na alimentação.

 
 

também

Alimentação Equilibrada

“Come uma laranja que assim não ficas doente”, “estás doente? Isso é falta de fruta”, “come aqui…