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"ceia de natal"
Alimentação Equilibrada

Um Natal mais saudável

Sonhos, filhós, rabanadas, bolo-rei e muitas outras iguarias preenchem a mesa da Consoada e perante uma mesa cheia e tão variada quem é capaz de resistir?
 
Até porque o Natal é aquela altura do ano em que deixamos de lado as dietas porque “Natal é Natal” e vem aí um novo ano, novinho em folha, pronto para ser o palco de todas as nossas boas intenções levadas à prática.
 
Mas será que o Natal tem um impacto assim tão grande no nosso peso? E será que podemos fazer alguma coisa que nos permita saborear o Natal com menos peso na consciência e… na balança? Sem perder o encanto e mantendo as tradições gastronómicas como podemos minorar a ingestão calórica desta quadra?
 
Aproveita o que o Natal tem de bom!

Alguns dos alimentos típicos desta quadra são nutricionalmente interessantes e podem ser bons aliados para manter algum equilíbrio. É o caso dos hortícolas como a couve ou os brócolos, que acompanham o tradicional bacalhau ou polvo que, pelo seu teor em fibra, podem ajudar a garantir saciedade.

Por outro lado, os frutos secos, desde que consumidos com moderação, são ricos em ácidos gordos polinsaturados que têm um efeito benéfico na saúde cardiovascular e no desempenho cognitivo.

Pequenos ajustes nas receitas...

Em cada uma das refeições festivas desta quadra facilmente se ingerem valores calóricos equivalentes ou até superiores às necessidades para um dia inteiro.

Por isso, vale a pena tentar introduzir pequenas alterações nas receitas que as possam tornar um pouco mais saudáveis, como por exemplo, reduzir as quantidades de açúcar ou utilizar farinhas menos refinadas.

...e moderação no consumo!

Não nos devemos esquecer que os “excessos” não devem ser a regra, mas sim a exceção. Não é 1 dia em 365 que nos vai fazer engordar ou interferir seriamente com o padrão alimentar.

Mesmo assim é possível provar um pouco de tudo sem exagerar nas quantidades. Basta ter em atenção as porções servidas e até o tamanho dos pratos ou taças que se colocam na mesa.

Um pouco de criatividade transforma pequenos copos em taças para as sobremesas e os pratos de apoio às chávenas de chá em pratos para as sobremesas e assim, mesmo de prato cheio, as porções são muito mais pequenas.

15 dicas para tornar o teu Natal mais saudável!

# 1. Reduz as quantidades de açúcar das receitas (até 1/3 do referido na receita)

# 2. Substitui parte da farinha por farinha integral (até ½ da receita)

# 3. Substitui o leite gordo por magro e as natas pela versão light ou por iogurte natural ou grego

# 4. Opta pela confeção no forno em vez da fritura (ex. rabanadas)

# 5. Escorre bem os fritos (cada gota conta…) e dá preferência ao azeite ou óleo de amendoim para fritar

# 6. Mantém os teus horários habituais de refeições, dando particular importância ao pequeno-almoço

# 7. Evita longos períodos de jejum prévios às refeições festivas

# 8. Inicia a refeição com uma sopa de legumes

# 9. “Exagera” na porção dos hortícolas que colocas na mesa, já que promovem saciedade

# 10. Apresenta os doces em “mini-porções”: é divertido, inesperado e menos calórico

# 11. Evita preparar quantidades exageradas de comida ou então congela de imediato as sobras

# 12. Introduz na ementa alimentos que dão uma “ajuda ao metabolismo”: Canela (polifenóis), gengibre (gingerol), pimenta (capsaicina), ananás, abacaxi, papaia, chá verde…

# 13. Abusa da água e do chá, principalmente os “digestivos” (menta, canela, …)

# 14. Evita prolongar por toda a quadra a ementa da consoada

# 15. Procura fazer alguma atividade física, mesmo dentro de casa, evitando longos períodos à mesa.

 

E, passadas as festividades, deixamos-te 10 dicas para uma alimentação saudável durante todo o ano.

 

 

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