Natal: tradição à tua mesa!
Diversidade Regional
Gastronomicamente falando, a diversidade não desaparece – pelo contrário! No Natal, há um conjunto amplo de pratos que estão presentes nas casas portuguesas, independentemente da região. Já no que toca à doçaria, é normal que esta seja específica de uma dada geografia. No entanto, os principais pratos servidos durante os dias das festividades natalícias são comumente aceites um pouco por todo o país, fazendo parte da tradição desta quadra.
Nunca te esqueças – a tradição é o que fazemos dela. Podemos optar por colocar na mesa os pratos tradicionais, ou definir nós mesmo quais são os pratos que queremos servir no Natal.
Dependendo do tipo de pratos que preferires, podes incluir tanto peixe como carne na refeição da ceia de Natal. O bacalhau é rei nesta quadra, mas cada vez mais pratos, como o peru ou o polvo, conquistam adeptos de todas as idades.
Canja de Galinha
A tradicional sopa portuguesa que pode ser degustada todo o ano. Por ser um caldo com alguma gordura, é um prato muito reconfortante quando servida quente em noites frias, tal como a de Natal. Basta que cozas uma galinha inteira numa panela com água, sal e um fio de azeite. Após a cozedura deves aproveitar a mesma água para cozer a massa que vais introduzir na canja, desfiando a galinha à parte. Assim que a massa estiver cozida, junta a galinha e serve com uma folha de hortelã, que dá um sabor muito especial.
Podes optar pela receita que sugerimos. Uma deliciosa canja de galinha fica sempre bem nesta noite de união.
Brandade de bacalhau
Não podia faltar à mesa um prato de bacalhau. E com este ingrediente principal, cada um escolhe o prato que mais gosta.
O brandade de bacalhau é apreciado por muitos, e de uma confeção relativamente fácil, como podes confirmar com a nossa receita.
Roupa velha
Este prato é muito útil quando se pretende aproveitar o que restou do bacalhau cozinhado na noite anterior, o que acontece frequentemente no dia de Natal.
Basta que cozas batatas cortadas às rodelas, bem como ovos. Num tacho à parte, refoga-se alho, cebola e louro em azeite, adicionando posteriormente o bacalhau desfiado e as batatas já cozidas, e deixa-se tudo alourar um pouco. Tempera a gosto e adiciona azeite antes de servir, completando com ovos cortados às rodelas e coentros picados.
Rolinhos de peru com alperces e mel
Apesar do nome longo, este prato é muito saboroso, fácil e rápido de preparar. Ótimo para petiscar enquanto o próprio jantar não é posto na mesa.
É uma excelente entrada, enquanto todos se reúnem e conversam, os rolinhos de peru com alperces e mel abrem o apetite para os pratos principais.
Polvo minhoto
Tradicional da região do Minho e servido especialmente na altura do Natal, este prato ganha cada vez mais adeptos em todo o país. É de confeção extremamente simples. Basta que cozas o polvo num tacho e prepares uma maionese caseira de pimento. Para tal, deves juntar alho, pimento, maionese, sal e água. Por fim, monta um tabuleiro com camadas de pernas de polvo abertas ao meio e a maionese de pimento. Leva ao forno a gratinar e serve quentinho!
Peru recheado com frutos secos
Normalmente escolhido para o almoço do dia de Natal, o peru recheado com frutos secos é um prato mais demorado. No entanto, faz as delícias de todas as idades. Acompanha- o com arroz, batata no forno ou uma fresca salada, e desfruta.
Nesta quadra, mais importante que a tradição que colocamos na mesa é estarmos perto daqueles que mais gostamos. Aproveita o Natal junto de quem mais gostas e escolhe os pratos que aconchegam o estômago na tua mesa de Natal! Lembra-te de moderar o consumo nas várias refeições que fazem parte desta época festiva.
Vê também
Datas Especiais
Para comer à colher, com recheio de chocolate, cereais ou até frutas. A verdade é que os ovos de…
Datas Especiais
Uma alimentação equilibrada associada à prática de atividade física pode ajudar-nos a recuperar dos…
Datas Especiais
Da árvore aos embrulhos, Natal não tem de ser sinónimo de lixo em excesso e gastos exagerados. Já o…