Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.
Queijo de Ovelha Amanteigado
Alimentos

Queijo de Ovelha Amanteigado

Como a maioria dos queijos, o de ovelha amanteigado é muito rico em proteínas de elevado valor biológico (que fornecem todos os aminoácidos essenciais) e em vitaminas, sobretudo lipossolúveis.

Informação Nutricional

O queijo de ovelha amanteigado caracteriza-se pelo seu elevado teor de gordura e pela sua riqueza em minerais essenciais como o cálcio e o fósforo.

g = grama; mg = miligrama e µg = micrograma. Parte Edível = diz respeito ao peso do alimento que é consumido depois de rejeitados todos os desperdícios. Fonte: Tabela da Composição de Alimentos – Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge, 2006.
Composição nutricional
(100g de parte edível)
Queijo Ovelha Amanteigado
Energia (kcal) 389
Água (g) 36,5
Proteínas (g) 25,5
Lípidos (g) 31,5
Hidratos de Carbono (g) 0,2
Vitamina A (µg) 285
Vitamina D (µg) 0,24
Cálcio (mg) 815
Fósforo (mg) 585
Vantagens e desvantagens

Os seus nutrientes são mais facilmente assimilados e aproveitados que os do leite simples, graças à coagulação produzida pelo cardo que se adiciona durante o processo de fabrico. 

Uma vez que é um alimento com um elevado teor de gordura (cerca de 45% da matéria seca), este queijo deve ser consumido de forma moderada, principalmente por indivíduos que sofrem de problemas cardiovasculares e que apresentam níveis elevados de colesterol no sangue bem como por quem tenha excesso de peso.

O processo de cura dá ao queijo de ovelha amanteigado um alto teor em sódio, logo o seu consumo deve ser limitado também pelas pessoas com hipertensão arterial. 

Como comprar e conservar

Os grandes apreciadores recomendam que se escolha um queijo bastante mole, com cheiro suave mas intenso. Assegura-te que o fabricante é certificado. 

Mantém o queijo em ambiente fresco e húmido. Para conservá-lo durante alguns meses, no verão envolve­-o em papel de cozinha e guarda-o no frigorífico. No inverno, evita o frigorífico e coloca-o num armário, coberto com um pano húmido e vira-o com alguma regularidade.

Se preferires podes recorrer à congelação, que praticamente não afeta as suas propriedades.

 

também

Alimentos

A fruta do dragão, também conhecida como pitaia, é tão interessante por dentro como é por fora. É…

Alimentos

É um item básico da despensa e da gastronomia portuguesa também. No entanto, se olharmos para as…

Alimentos

Sabes qual é a diferença entre o Abacaxi e o Ananás? Descobre as diferenças e aprende a distinguir…