Queres ser o primeiro a receber as nossas novidades?

Subscreve e recebe as nossas notificações no teu browser.

Obrigado por subscreveres.

kit kat
Sustentabilidade

Atividades agroflorestais

ENTREGANDO E PLANTANDO ÁRVORES DE SOMBRA NAS PLANTAÇÕES DE CACAU

Atividades agroflorestais através do income accelerator program

Através de uma abordagem inovadora centrada nas famílias, o Income Accelerator Program visa colmatar as disparidades de rendimento e reduzir os riscos de trabalho infantil, incentivando mudanças de comportamento e recompensando as práticas positivas - tanto a nível familiar, como na exploração agrícola.

O Income Accelerator Program tem, como objetivo, melhorar os meios de subsistência das famílias de produtores de cacau, recompensando as famílias não só pela quantidade e qualidade das favas de cacau, mas também pela aplicação de práticas que beneficiem o ambiente e a comunidade local. O programa incentiva as famílias de produtores de cacau a envolverem-se em práticas positivas dentro de quatro áreas: Escolarização Infantil, Boas Práticas Agrícolas, Atividades Agroflorestais e Diversificação do Rendimento.

As famílias que participam neste programa podem receber até 500 euros por ano, nos dois primeiros anos, e 250 euros por ano nos anos seguintes. Os incentivos são distribuídos equitativamente entre os dois chefes de família, através de uma transferência de serviço móvel. Este valor é repartido para encorajar a igualdade de género, partilhar responsabilidades financeiras e ajudar as famílias a tornarem-se mais resilientes .

As famílias de produtores de cacau podem receber até 100 euros de incentivos através de atividades agroflorestais - um dos quatro pilares do Income Accelerator Program. Deste modo, disponibilizamos às famílias abrangindas por este programa, árvores florestais e árvores frutíferas, tais como fraké, irvingia, akpi, framiré, bété, peper...) para ajudar a melhorar a produtividade das suas plantações de cacau e promover a biodiversidade, oferecendo, ao mesmo tempo, oportunidades de diversificação de rendimentos.

A FAO (Food and Agriculture Organization) refere que a agrossilvicultura é fundamental para as pequenas explorações agrícolas pelos seus múltiplos benefícios económicos e ambientais.

Que impacto teve o Income Accelerator Program nas atividades agroflorestais?

Publicado no verão de 2023, o relatório do KIT Royal Tropical Institute (Midline report of the pilot phase), sobre a fase-piloto do Income Accelerator Program, analisou as 1000 famílias de produtores de cacau que integraram o programa durante esta fase, e identificou os seguintes impactos nas atividades agroflorestais:

  • 20 árvores florestais e de fruto foram entregues, em média, a cada família de produtores de cacau, prontas para plantação
  • Foram distribuídas, no total, 20 000 plântulas de árvores
  • 92% das famílias produtoras de cacau declararam ter plantado essas árvores

Inicialmente, construímos o programa com o objetivo de plantar 10 árvores por ano por hectare. No entanto, com base nos dados partilhados pelo nosso fornecedor, conseguimos chegar a 20 árvores plantadas, por ano, por hectare. É ótimo perceber que estamos a conseguir plantar mais árvores do que o previsto. Estas árvores de sombra somam-se ao 1M de árvores distribuídas através do Nestlé Cocoa Plan (consulte aqui o último relatório relativo ao programa Nestlé Cocoa Plan: Nestlé Cocoa Plan progress report).

À medida que vamos avançando no sentido de alargarmos o alcance do Income Accelerator Program à Costa do Marfim e ao Gana, o projeto-piloto ajudou-nos a identificar formas de melhorar e amplificar o impacto destas iniciativas no futuro.

O nosso objetivo é maximizar o potencial deste programa, tirando partido da nossa aprendizagem, e destacar a importância de as famílias produtoras de cacau aderirem às práticas que incentivamos (neste caso, agrossilvicultura), pois será fundamental para que as suas plantações possam prosperar a longo prazo.

No seguimento do projeto-piloto implementado em 2020, passámos a uma fase de teste em escala na Costa do Marfim, atingindo 10 000 famílias de produtores de cacau, com a nossa ambição de chegarmos a cerca de 160 000 famílias, dentro da nossa cadeia de abastecimento, até 2030.

Continuaremos a plantar mais árvores, promovendo a adoção de atividades agroflorestais e fornecendo plântulas de árvores de fruto e de árvores florestais, incentivando a sua plantação e manutenção pelas famílias dos produtores de cacau, à medida que trabalhamos em direção à nossa ambição para 2030.

Para mais informação sobre o Income Accelerator Program e o seu impacto nas famílias dos produtores de cacau consulte: How the program works; the Income Accelerator Program Progress Report (July 2023); and the KIT Royal Tropical Institute reports Baseline on test at scale and Midline report of the pilot phase.

também

Sustentabilidade

KITKAT BREAKS FOR GOOD: A poda é fundamental para a produção sustentável de cacau.

Sustentabilidade

KITKAT BREAKS FOR GOOD: Capacitando as Mulheres para alavancar a diversificação do rendimento.

Sustentabilidade

KITKAT BREAKS FOR GOOD: Ajudando a corrigir os Gaps de Rendimento das famílias produtoras de cacau.