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Pitaia ou fruta do dragão: um poderoso antioxidante
Alimentos

Pitaia ou fruta do dragão: um poderoso antioxidante

A fruta do dragão, também conhecida como pitaia, é tão interessante por dentro como é por fora. É um fruto característico de zonas tropicais e subtropicais que faz parte da família dos catos. Desde escamas de dragão a cristal de dragão, esta nomenclatura relaciona-se com o seu aspeto exterior. O seu interior é carnudo, constituído por sementes pretas, podendo apresentar cor branca ou vermelha.

O seu sabor é doce e refrescante, o que permite que a pitaia seja consumida de diversas formas. Diz-se que a melhor maneira de apreciar a fruta do dragão é comendo-a ao natural. No entanto, pode ser incluída no seu bowl de frutas, em mocktails ou outras bebidas. A melhor parte, é que a pitaia é um fruto interessante sob ponto de vista nutricional.

Conhece as propriedades da Pitaia?

Relativamente às propriedades nutritivas da fruta do dragão, 100g contêm:

  • Calorias: 35 kcal
  • Gordura: 0.29g
  • Hidratos de Carbono: 8.62g
  • Açúcares: 5.17g
  • Fibra: 0.99g
  • Proteína: 0.63g
  • Sal: 0.02g

É uma fruta com um baixo teor calórico, sendo que a principal fonte são os hidratos de carbono presentes.

Qual a sazonalidade da fruta do dragão?

Este é um fruto disponível no verão e no início do outono.

Como escolher a pitaia?

Opta pelo fruto com a cor rosa mais brilhante, evitando os que apresentam manchas escuras ou partes murchas. Quando pressionada, deve ceder ligeiramente. No entanto, podes optar por uma fruta firme, deixando-a amadurecer entre 1-2 dias.

Como comer a pitaia?

Como já referimos, a fruta do dragão é habitualmente apreciada ao natural.

Contudo, este fruto tropical dotado de um sabor fresco, resulta na perfeição em sumos e sobremesas. Mas no caso de quereres experimentar incorporá-lo numa refeição, também podes (e deves!). A pitaia combina com pratos de peixe, principalmente bacalhau e atum. Serve-a como acompanhamento, aos cubos, por exemplo, ou em cima do peixe.

 

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