Não adies mais! Organiza a tua casa depois das férias
Relaxamento e Equilíbrio Interior

Não adies mais! Organiza a tua casa depois das férias

Torna a tua casa mais funcional com estas dicas
 
Uma casa arrumada, limpa e organizada traz uma série de benefícios para toda a família, contribuindo para o bem-estar físico e mental de todos.
 
Manter a limpeza e organização em dia não só melhora o aspeto da casa como transmite também uma sensação de paz e bem-estar. 

Novos hábitos

Aproveita o final das férias, quando ainda tens tempo livre, para organizar a sua casa. Tenta também criar esses hábitos de organização e arrumação no resto da família, para que possam todos cooperar para atingir esse objetivo.

Muitas vezes, pensamos que precisamos de mais espaço e não damos conta que, na verdade, precisamos é de menos coisas. Com uma boa organização, não terás de passar horas à procura de objetos desaparecidos quando precisas deles. 

E passar muito tempo sem limpar a casa faz com que o ambiente acumule pó, sujidade e é um convite para fungos e bactérias. Fica também a saber que um ambiente caótico produz ansiedade! 

Mais do que um hábito de higiene física e mental, manter a casa arrumada e limpa traz benefícios não só à tua vida como também à das pessoas com quem vives. A casa é o nosso refúgio e também um reflexo de quem somos.

Organizar a Sala

  • Recolhe todos os itens que não pertencem a esta divisão da casa: roupa, livros, papéis, filmes jogos, etc. Coloca tudo em cestos plásticos, um para cada morador da casa e devolve-os aos seus respetivos donos. 
  • Deita fora jornais e revistas antigas. Se quiseres guardar páginas específicas, digitaliza-as ou consulta as edições online. Caso coleciones revistas, guarda-as em porta-revistas decorativos.
  • Tem um sítio perto da porta de entrada destinado exclusivamente para deixar chaves, telemóveis, carteiras e correspondência. Pode ser uma bandeja ou uma tigela que combine com a tua decoração.
  • Guarda objetos mais pequenos, como CDs e DVDs, em organizadores ou caixas decorativas. 

Novos hábitos a criar: 

  1. Sempre que se fizer uma refeição na sala, os pratos e copos devem levar-se para a cozinha;
  2. Manda os teus jornais antigos para a reciclagem;
  3. Guarda as carteiras, bolsas e casacos assim que chegares da rua. Não deixes as chaves ou carteiras espalhadas.

Organizar o Escritório

  • A mesa do computador deve ter o mínimo de objetos possível – como um porta-lápis, uma pasta, uma organizadora de documentos ou caixa de entrada e saída para os papéis e uma agenda.
  • Reduz a quantidade de papéis. Faz uma triagem dos papéis que tens e organiza-os consoante a sua finalidade e importância.
  • Desenhos dos teus filhos ou de amigos podem ser emoldurados e pendurados, ou então guardados à parte.
  • Se tiveres mais aparelhos eletrónicos no teu escritório além do computador, como scanner ou impressora, mantém na secretária apenas o que usas com maior frequência e guarda os aparelhos que não usas frequentemente.
  • Ordena os teus livros por tamanho ou pela cor das lombadas. Limpa-os com um pano seco uma vez por semana.

Organizar o Quarto

  • Separa aquilo que deve ir para o lixo ou reciclagem: revistas e jornais velhos, papéis sem uso, lixo espalhado.
  • Reduz o número de objetos sobre a tua mesa de cabeceira ao essencial. Guarda os restantes objetos nas gavetas.
  • Doa os brinquedos que já não são usados e recicla os que estiverem estragados. Guarda os restantes brinquedos em caixas diferentes, de acordo com o seu tipo. Coloca etiquetas nas caixas para que as crianças saibam onde guardar os brinquedos. Se ainda não souberem ler, desenha o tipo de brinquedo na caixa.
  • Ganha o hábito de tirar do quarto objetos que não pertencem ao mesmo, como canecas, pratos, livros ou outros objetos que deveriam estar na sala ou cozinha.
  • Fazer a cama é meio caminho andado para o teu quarto ter logo um ar mais composto. Se achas difícil fazer a cama, facilita: usa apenas dois edredons para cobri-la. Quando acordares, basta esticá-los, alisar e colocar as almofadas por cima.
  • Antes de dormir, pendura ou guarda as roupas que vais usar novamente.  As peças sujas devem ir para um cesto ou saco de lavandaria.

Organizar o Guarda-Roupa

  • Primeiro, retira as roupas e sapatos do armário para que possam arejar. Separa para doação as roupas que não usas há mais de um ano e que não cumpram um propósito específico (roupa formal, por exemplo). Aquilo que estiver estragado, deita fora ou reaproveita como pano de limpeza ou de formas mais criativas.
  • Separa e organiza a tua roupa de acordo com a sua função: roupa de verão, roupa de inverno, roupa de ginástica, roupa de andar por casa, roupa de trabalho, roupa para sair, etc.
  • Dobra as malhas, t-shirts, sweaters, e roupas de materiais que estiquem e guarda-as em gavetas ou prateleiras. Camisas, vestidos, casacos e fatos e roupa de materiais que não esticam caso sejam penduradas, ficam em cabides.
  • Coloca a roupa da estação corrente num local mais acessível. No inverno, guarda os casacos pesados em cabides no guarda-roupa. No verão, guarda-os juntamente com o resto da roupa quente no armário, guarda-os em sacos a vácuo. Essas embalagens têm uma entrada para a mangueira do aspirador de pó, o que permite retirar o ar, deixando-as mais compactas.
  • Além de separar por estação, organiza a roupa segundo uma lógica que te agrade: frequência de uso, tamanho ou cor.
  • Nas prateleiras, faz pilhas com poucas peças – assim elas ficam menos amassadas e mais fáceis de retirar.
  • Dobra a roupa de cama e organiza-a em conjuntos, colocando as fronhas por dentro do lençol. Enrola as toalhas em rolos apertados. Guarda-as em prateleiras ou gavetas.
  • Organiza o calçado de modo a conseguir vê-lo todo de uma vez – se não tiveres espaço disponível podes optar por uma prateleira deslizante, que funciona como uma gaveta. Sapateiras de porta, de tecido ou arame, são uma alternativa mais barata. Adquire o hábito de deixar o suor secar nos sapatos antes de guardá-los.
  • Não deixes o calçado amassar. Evita empilhá-los. Se for inevitável, coloca as sandálias sobre os sapatos. Guarda botas com um enchimento dentro. Outra opção é guardá-las presas a um cabide, com presilhas ou pregadores.

Organizar a Cozinha

  • Começa por lavar a loiça, limpar o fogão, bancada e armários. Deixa na bancada apenas objetos que usas diariamente – sal de cozinha, colher de pau, caixa do pão, etc.
  • Organiza os armários. Guarda os pratos num armário de fácil acesso. Faz pilhas diferentes para pratos rasos e pratos fundos. Empilha as tigelas – no máximo três por pilha. Copos ficam de cabeça para baixo dentro do armário. Prende as canecas pela asa, em ganchos fixados acima nas prateleiras ou na parte debaixo do armário.
  • Coloca os talheres em gavetas com divisórias internas e separa os garfos das facas e colheres. Se tens crianças em casa, usa acessórios que tranquem as gavetas onde há vidros e talheres.
  • Instala divisões verticais no armário e guarda lá frigideiras, formas, travessas e bandejas, para ficar mais fácil retirá-las. Empilha as panelas e coloca as suas tampas numa caixa, da maior para a menor.

Organizar a Casa-de-Banho

  • Primeiro, tira todos os produtos dos armários, prateleiras e bancadas. Deita fora as embalagens vazias e produtos abertos há mais de seis meses, fora da validade ou que não usas.
  • Separa os produtos de uso diário, como escova e pasta de dentes, escova do cabelo, e desodorizante. Guarda-os numa bandeja sobre a bancada, para tornar o acesso e a limpeza mais fácil. Deixa as escovas num recipiente tapado, ou com protetores plásticos.
  • Deixa só no poliban ou na banheira os produtos usados durante o banho. Troca as esponjas a cada dois meses, evitando fungos e bactérias.
  • Divide os produtos que sobraram em categorias – por exemplo, produtos para unhas, cabelo, corpo ou dentes. Coloca-os ou em divisores de gavetas com rótulos, ou em caixinhas de plástico ou frascos de vidro. 
  • Escovas, pentes e secadores de cabelo podem ir para gavetas. Se não tiveres espaço, guarda em caixas de plástico transparente por baixo da pia. Outra opção é guardá-los em gavetas com rodinhas. Também poderás pendurar o secador em ganchos instalados na porta do armário ou no suporte para toalhas de mão.
 
 

também

Relaxamento e Equilíbrio Interior

Para os que continuam hesitantes em visitar um terapeuta, vamos explicar do que se trata, em que…

Relaxamento e Equilíbrio Interior

Se é verdade que a prática regular de exercício físico é fundamental, a atenção dada à saúde mental…

Relaxamento e Equilíbrio Interior

Quando vais dormir, é natural que umas das coisas em que penses seja no número de horas que vais…