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O que come o teu filho quando não está contigo?
Alimentação Equilibrada

O que come o teu filho quando não está contigo?

Nem sempre é fácil saberes o que o teu filho come quando não está contigo. E na idade escolar as escolhas alimentares são influenciadas pelo grupo de amigos (cujos critérios desconhecemos), pela oferta disponível (que nem sempre é a mais saudável) e pelos conhecimentos alimentares que têm - e esta é a boa notícia.
 
Se incutires bons hábitos alimentares nos teus filhos estarás a proteger a sua saúde atual e futura. Quem escolhe a pior opção para comer? Apenas quem não está informado quanto à  influência dos alimentos na saúde e no bem estar.
Os pais devem ser exemplo

As crianças, como sabemos, não se deixam levar pelo “faz o que eu digo mas não faças o que eu faço”. Os pais têm de ser os primeiros a saber escolher. À mesa e no supermercado. No dia a dia e nas ocasiões em que as exceções “não fazem mal a ninguém”. 

Ensina-lhe conceitos de alimentação saudável com a mesma naturalidade com que lhe falas de qualquer outro assunto. Conversem sobre os menus do refeitório da escola. Geralmente existe mais do que  uma opção de menu e uma delas pode ser mais saudável que outra. Se o teu filho leva almoço de casa, decidam em conjunto o que colocar na lancheira e, se puderes, prepara-a com ele.

Aproveita as reuniões de pais para despertar o interesse da escola e dos outros encarregados de educação para as questões da alimentação saudável.

A importância dos lanches

Os lanches do meio da manhã e da tarde são determinantes para o equilíbrio do dia alimentar. Ajudam a fornecer a energia e os nutrientes de que o organismo precisa para se manter ativo entre as refeições principais. Assim, contribuem para uma melhor concentração e rendimento escolar.

Os lanches permitem controlar o apetite. Ninguém deve ficar sem comer por períodos de mais de três horas. Caso contrário, como diz o ditado , “junta-se a fome à vontade de comer”. E chega-se à refeição com tanto apetite que se preferem os alimentos mais ricos em açúcar e gordura. Estes, são os principais responsáveis pelo aumento de peso, além de dificilmente oferecerem os nutrientes necessários.

Um bom lanche deve incluir:

  • Cereais: pão, barra de cereais ou cereais de pequeno almoço (de preferência integrais)
  • Laticínios: iogurte ou leite
  • Fruta: uma peça de fruta ou um copo de sumo natural sem adição de açúcar.

A quantidade de alimentos a oferecer deve ser ditada pela idade, peso e atividade física da criança. Reforça o lanche do teu filho nos dias em que ele tiver aula de educação física e quando o período de tempo entre refeições for mais longo.

Lembra-o sempre que não deve ficar com fome nem sede. Assim estarás a prepará-lo para ser um adulto mais saudável. 

 

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