Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.
Nêspera
Alimentos

Nêspera

A nêspera é um fruto cuja produção nacional se realiza entre abril e maio um pouco por todo o país, em particular no Algarve. Este fruto pode ainda ser designado de ameixa do Japão, uma vez que é originário do continente asiático.

Em relação às suas caraterísticas, a nêspera apresenta uma forma oval, de cor alaranjada, de casca fina e de polpa mole e sumarenta.

A árvore que dá origem à nêspera é a nespereira. Esta é bastante resistente a pragas, o que resulta numa boa opção para plantar no seu quintal. Tem ainda a particularidade das suas folhas surgirem no Outono e os seus frutos amadurecerem na primavera.

Informação Nutricional
g = grama; mg = miligrama e µg = micrograma. Parte Edível = diz respeito ao peso do alimento que é consumido depois de rejeitados todos os desperdícios. Fonte: Tabela da Composição de Alimentos – Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge.
Composição nutricional
(100g de parte edível)
Nêspera
Energia (kcal) 51
Água (g) 85,5
Proteínas (g) 0,4
Lípidos (g) 0,4
Hidratos de Carbono (g) 10,2
Fibra (g) 2,1
Caroteno (µg) 160
Vitamina A (µg) 27
Potássio (mg) 250
Vantagens e desvantagens

A nêspera apresenta um baixo valor calórico (cerca de 51kcal por cada 100g) e tem um teor de potássio apreciável. É composta por, aproximadamente, 86% de água, o que a torna uma fruta hidratante e ideal para dias de maior calor. Esta fruta tem um teor de pectinas (fibras alimentares) considerável, atuando na regulação do colesterol.

A nêspera é uma excelente fonte de vitamina A, responsável pela boa saúde das mucosas e pele, e rica em carotenos, razão pela qual tem uma cor alaranjada e um poder antioxidante interessante. Assim, quanto mais intensa for a cor da nêspera, maior será o seu conteúdo em antioxidantes, importantes para a saúde da pele e das células.

Como comprar e conservar

Opta pela escolha de nêsperas que estejam intactas, com uma coloração uniforme e sem apresentar zonas moles, pois esta é uma fruta sensível com um tempo de vida, pós-colheita, relativamente curto.

À temperatura ambiente as nêsperas mantém-se entre 6 a 9 dias, enquanto no frigorífico consegues armazená-las durante cerca de 15 dias.

 

também

Alimentos

A fruta do dragão, também conhecida como pitaia, é tão interessante por dentro como é por fora. É…

Alimentos

É um item básico da despensa e da gastronomia portuguesa também. No entanto, se olharmos para as…

Alimentos

Sabes qual é a diferença entre o Abacaxi e o Ananás? Descobre as diferenças e aprende a distinguir…