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Natal com sabor e equilíbrio
Alimentação Equilibrada

Natal com sabor e equilíbrio

Todos precisamos de ter momentos de descontração, sem pensar em restrições alimentares.

O que não significa “estragar tudo” nem prejudicar a saúde. As festas de Natal são um desses momentos. E partilhamos contigo algumas sugestões para desfrutares do momento com equilíbrio e sem culpa. São pequenos truques que podem fazer a diferença.

Bacalhau ou Polvo com todos

Apesar do seu teor em colesterol, são pouco calóricos e por isso muito recomendáveis. Com batatas e legumes cozidos são pratos saudáveis e continuam a ser perfeitos para a tradição da Consoada.

Coloca no prato uma maior quantidade de legumes. Se evitares regá-los com muito azeite não estarás a comprometer o teu regime.

Peru assado

A carne de peru é magra, saborosa e riquíssima em proteínas. Evita comer a pele, ajuda a reduzir o teor de gordura ingerido. Para um prato equilibrado podes acompanhar com arroz, que até pode ter pinhões e passas, mas cozinhado com pouca gordura.

As típicas batatas fritas? Troca-as por batatas assadas no forno, uma salada ou legumes salteados e verás que saberá e te sentirás muito melhor.

As sobremesas

Pronto! Agora é que vai tudo por água abaixo!

Não necessariamente. O grande segredo nesta hora é conversares com o teu corpo. É verdade. Antes de te aproximares dos doces, pergunta-te se tens fome. Já adivinhaste a resposta não já? Então serve-te de todas as que tiveres vontade… mas apenas uma pequena porção de cada. Vais sentir que comeste o que quiseste e deixarás de fora muitas calorias. Além disso, acalmarás o apetite e o desejo por mais doces.

Compensações que funcionam

Jejuar na véspera ou no dia seguinte às festas não resolve os excessos que se cometem durante as mesmas.

Mas não te preocupes se não resistires às batatas e aos molhos, à lampreia de ovos ou ao bolo-rei! O momento é de desfrutar destes sabores que são o prazer único de uma Consoada tradicional. A verdadeira compensação consiste em gastar as calorias a mais. Uma parte delas já terás gasto nas corridas às compras de Natal, nas decorações e nas brincadeiras com os mais novos. E que tal umas boas caminhadas em família nos dias seguintes ao Natal? Talvez esteja aqui o equilíbrio que procuras.

Um guia muito simples

Vê o nosso pequeno guia para comer sem culpa nas festas de Natal. De uma forma muito prática ficarás com os truques principais na memória. 

 Evita

  • Carnes gordas (pernil, presunto, etc.)
  • Partes gordas das carnes (asas, costelas, pele, etc.)
  • Enchidos e Queijos 
  • Fritos
  • Saladas com maionese
  • Grandes quantidades de frutas cristalizadas e frutos secos (nozes, amêndoas, etc.)
  • Vinhos brancos suaves e adocicados
  • Cerveja

Prefere

  • Carnes magras (peru, frango, etc.);
  • Peixes magros (bacalhau) e molusco (polvo)
  • Partes magras da carne (peito, coxa sem gordura visível, etc.)
  • Saladas de fruta e legumes com molho de iogurte natural
  • Reduzir açúcar nas receitas de natal 
  • Pequenas quantidades de frutos secos (passas, figos, amêndoas, etc.)
  • Vinhos tintos ou brancos secos
  • Água, Chá e Sumos de frutas naturais
  • Por fim, faz uma caminhada desintoxicante na manhã seguinte.

Desfruta do Natal mais saudável, em família! Tem umas Boas Festas e um excelente Ano!

Vê outras sugestões para um Natal mais saudável.

 

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