Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.
Heróis da Alimentação
Alimentação Equilibrada

Heróis da Alimentação

“CULTIVAR, ALIMENTAR, PRESERVAR – JUNTOS”.

Este é o tema sugerido pela FAO (Food and Agriculture Organization of the United Nations) para celebrar o Dia Mundial da Alimentação deste ano, que não podia ser mais pertinente. Este contexto convida-nos a refletir sobre a importância da alimentação, reconhecendo e suportando os “heróis da alimentação”. Se pensavas que os heróis eram apenas personagens de ficção, estás enganado. Segundo a FAO “os heróis da alimentação são protetores da biodiversidade, defensores dos recursos naturais da Terra e guardiões das tradições sociais e culturais. Trabalham nas zonas rurais e urbanas. São trabalhadores agrícolas, pescadores, agricultores de montanha, silvicultores, pastores e agricultores em comunidades indígenas.”

Estes heróis estão mais perto de nós do que imaginamos.

Quando fazemos uma refeição, por mais ligeira que seja, não nos apercebemos do percurso que os alimentos fazem desde que são apanhados na terra até que chegam ao nosso prato, de todo o trabalho e dedicação de vários profissionais, que garantem diariamente a disponibilidade dos diversos grupos de alimentos para toda a população. Independentemente das adversidades que surgem, o seu árduo trabalho e a sua dedicação resultam numa constante e contínua disponibilidade de alimentos. Desde o cultivo e produção, ao transporte e à venda, são a estes heróis que devemos estar eternamente agradecidos.

Mas também nós, consumidores, temos um papel importante em garantir a disponibilidade de alimentos nutritivos. Também nós podemos ser Heróis da Alimentação.

Heróis da Alimentação

Explicamos-te como:

  • Opta pelo que é local – opta por produtos frescos e locais
  •  Escolhe o que é da época – assim ajudas a reduzir a pegada de carbono do planeta
  • Respeita os alimentos e os trabalhadores do setor da alimentação – evita desperdícios de alimentos que podem ser reutilizados quando bem guardados e conservados
  • Pratica uma boa higiene alimentar
  • Apoia iniciativas de sustentabilidade alimentar

Somos todos #HeróisDaAlimentação da vida real.

 

também

Alimentação Equilibrada

Não é fácil encontrar algo que seja tão benéfico e libertador como um bom treino. Há quem escolha…

Alimentação Equilibrada

Entre birras, crises de choro, pedaços de maçã, manga ou qualquer outra fruta a voar pelas várias…

Alimentação Equilibrada

Diz-se que Portugal é o País do Fado, de Fátima e do Futebol, mas a realidade é que se há coisa…