Dormir pouco engorda. Sabe porquê.
Dicas Saudáveis

Dormir pouco engorda. Sabe porquê.

É um ciclo vicioso. Dormir pouco contribui para o ganho de peso. E peso a mais dificulta o sono reparador. Quantas vezes ouviste uma pessoa que acaba de perder peso dizer que “Até durmo melhor, é impressionante!”?

É a ciência que afirma

Nos Estados Unidos da América, investigadores observaram, durante 16 anos, cerca de 60 mil mulheres. Primeiro inquiriram-nas quanto aos seus hábitos de sono, exercício, alimentação e outros aspectos do seu estilo de vida. Após um exame, ficaram registados o peso e as razões por que os médicos consideraram que se tratava de mulheres saudáveis. 

Ao fim do período de observação (16 anos), a observação indicou que as mulheres que dormiam 5 horas ou menos tinham uma probabilidade de se tornarem obesas 15% superior em relação às que dormiam 7 horas. E o ganho de peso ultrapassava os 10 kg na maioria dos casos.

Porque engordamos

Há vários fatores que podem influenciar o ganho de peso quando se dorme pouco:

  • Estamos cansados demais para fazer exercício;
  • Como temos falta de energia comemos mais (e demais);
  • A privação de sono desregula a produção das hormonas que controlam a sensação de fome.

Contrariar os hábitos

Seja qual for a razão ou o efeito de dormir pouco, a verdade é que uma média de 7 horas de sono diárias são grandes aliadas do equilíbrio de todo o organismo e consequentemente da saúde. Por isso, se notas que cada vez dormes menos – ou que já estás numa fase em que a privação de sono se instalou – disciplina-te. Se necessário recorre a ajuda especializada.

E deixamos-te um último conselho: recusa-te a tomar comprimidos para dormir a não ser que sejam indicados pelo médico. Este tipo de comprimidos são medicamentos fortes, que podem deixar sequelas graves no teu equilíbrio.

Para saber mais sobre este assunto, clica aqui.

 

 
 

também

Dicas Saudáveis

Uma alimentação equilibrada associada à prática de atividade física pode ajudar-nos a recuperar dos…

Dicas Saudáveis

A hipertensão arterial (HTA) é uma doença crónica que se carateriza pela elevada pressão sanguínea…