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QUER DORMIR MELHOR? TOME MEDIDAS DEPOIS DAS SETE

Alimentação, horários de trabalho, hábitos de exercício podem estar na raiz dos seus problemas de sono. Veja se algum dos que listamos faz parte dos seus hábitos, sobretudo após as 19h00. Se sim, experimente eliminá-los ou alterá-los. É quase certo que dormirá como um anjo.


Ingerir bebidas com cafeína

Passou a beber apenas descafeinado ao fim da tarde para dormir melhor? Fez muito bem. Mas se calhar continua a beber chá preto, iced teas ou colas. Todas estas bebidas têm cafeína na sua composição e, se as tomar depois das 19h00 (hora de referencia), podem interferir na sua capacidade de dormir. Prefira sumos naturais, chás com efeito tranquilizador como a camomila, tília ou cidreira.


Praticar atividade física à noite

Nos dias em que sai do escritório e vai diretamente para o ginásio, talvez até durma melhor. Mas os estudos indicam que praticar exercício físico à noite pode induzir o estado de alerta e dificultar o sono. Se só consegue ir ao ginásio depois das 19h00, procure compensar a atividade com uma sauna, banho turco ou massagem. Impossível? Talvez aplicando técnicas de relaxamento logo depois do exercício. Peça ao seu instrutor ou PT para lhe ensinar e faça deste hábito uma prioridade tão importante como os alongamentos.


Jantar muito e tarde

Já diziam os nosso avós: ir para a cama de estômago cheio é ficar de olho aberto. Procure jantar antes das 20h30 e, sempre que não o conseguir fazer, faça uma refeição leve. O ideal é ir para a cama três horas depois de comer, ou seja, com a digestão do jantar feita. Mas não se deite com fome: duas ou três bolachinhas de água e sal com um chá ou leite morno aconchegam e ajudam a adormecer.


Não desligar das tensões

Deixámos para o fim a nossa recomendação mais importante. Que é o primeiro conselho dos especialistas e a primeira pergunta que fazem em consulta: “Leva os problemas para a cama?” 

Deitar-se a pensar em tudo o que preocupa é caminho certo para não conseguir adormecer. Ou para acordar várias vezes durante a noite, “sem saber porquê”. 

É bom saber que desligar dos problemas está nas suas mãos. Afaste os pensamentos e preocupe-se... consigo. Antes se ir deitar concentre-se nas coisas boas da vida e, sobretudo, mentalize-se que não é hora de resolver nada. Porque a melhor maneira de encontrar soluções é descansar e começar o dia seguinte com a disposição que só uma boa noite de sono lhe pode dar.





 

 

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