Saboreia a Vida | Nestlé
Saboreia a Vida | Nestlé

SOCIAL

FORTALECER O CABELO E UNHAS

Dá-lhe caráter, outorga-lhe uma imagem sexy, séria ou divertida. O cabelo pode adotar mil formas nas mãos de um cabeleireiro e tem as suas próprias necessidades alimentares. Para além de o lavar com um champô adequado, pode ainda fortalecer o seu cabelo através do consumo de alguns ingredientes à refeição. As suas unhas também revelam alguns dados sobre a sua condição física.
 

Fortaleça e proteja o seu cabelo

O cabelo necessita sobretudo, de proteção. Para isso precisa de uma proteína: a queratina. Porém, uma alimentação pouco variada ou pobre em proteínas, vitaminas e minerais faz com que a queratinização não se complete devidamente e apareçam as tão temidas pontas espigadas, cabelo quebradiço ou com falta de brilho.

O seu cabelo cresce em média cerca de 125 milímetros por ano. Se assim não for e se cai mais do que deve, é porque algo está mal e deverá tomar algumas medidas para fortalecer o cabelo. Os períodos normais de renovação do cabelo são as mudanças de estação (a passagem do Verão ao Outono, do Outono ao Inverno). Fora destas épocas, ainda que se esteja a renovar permanentemente, observe se ao lavar a cabeça, deixa na banheira um punhado de cabelos. Se acontecer durante um longo período, deverá consultar o seu médico. Uma análise revelará que pode sofrer de uma anemia ferropénica que se pode resolver corrigindo a alimentação.

Para fortalecer o cabelo e para que a queratina do cabelo se regenere com a normalidade, necessita de:

· Vitaminas

· Sais minerais

· Aminoácidos enxofrados

 

Os aliados para fortalecer o cabelo

· Produtos Lácteos: os peptídeos do leite regulam o crescimento do cabelo.

· Carne, peixe, e ovos: proporcionam as proteínas que o cabelo necessita. Se houver deficiências proteicas, o cabelo torna-se baço e sem volume, fácil de arrancar e sem brilho.

·        Nozes, ovos, amêijoas, anchovas, ostras, atum, gérmen de trigo, bebidas de soja, leguminosas: são ricos em zinco, um mineral que participa na síntese da queratina. Além disso, o zinco combinado com a vitamina B6 evita o aparecimento de caspa e a queda do cabelo.

· Vísceras, leguminosas, carnes vermelhas e legumes de folha verde: são ricos em ferro, um mineral que revela a sua deficiência no organismo através de um cabelo débil e que cai com facilidade.


As suas unhas mostram a sua nutrição

As unhas juntamente com o cabelo, também podem indicar que tem alguma deficiência alimentar. Se aparecerem manchas brancas e se se partirem com facilidade ou lascarem é conveniente que consulte um médico e que faça análises. É possível que tenha uma anemia ferropénica.

As suas unhas, para luzirem sãs e bonitas necessitam de uma boa alimentação com base em alimentos ricos em vitaminas A, B e C, minerais como o cálcio, zinco e iodo, assim como proteínas.”

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
PARTILHAR 87 LIKES

Sugestões