Fortaleça e proteja o seu cabelo
O cabelo necessita sobretudo, de proteção. Para isso precisa de uma proteína: a queratina. Porém, uma alimentação pouco variada ou pobre em proteínas, vitaminas e minerais faz com que a queratinização não se complete devidamente e apareçam as tão temidas pontas espigadas, cabelo quebradiço ou com falta de brilho.
O seu cabelo cresce em média cerca de 125 milímetros por ano. Se assim não for e se cai mais do que deve, é porque algo está mal e deverá tomar algumas medidas para fortalecer o cabelo. Os períodos normais de renovação do cabelo são as mudanças de estação (a passagem do Verão ao Outono, do Outono ao Inverno). Fora destas épocas, ainda que se esteja a renovar permanentemente, observe se ao lavar a cabeça, deixa na banheira um punhado de cabelos. Se acontecer durante um longo período, deverá consultar o seu médico. Uma análise revelará que pode sofrer de uma anemia ferropénica que se pode resolver corrigindo a alimentação.
Para fortalecer o cabelo e para que a queratina do cabelo se regenere com a normalidade, necessita de:
· Vitaminas
· Sais minerais
· Aminoácidos enxofrados
Os aliados para fortalecer o cabelo
· Produtos Lácteos: os peptídeos do leite regulam o crescimento do cabelo.
· Carne, peixe, e ovos: proporcionam as proteínas que o cabelo necessita. Se houver deficiências proteicas, o cabelo torna-se baço e sem volume, fácil de arrancar e sem brilho.
· Nozes, ovos, amêijoas, anchovas, ostras, atum, gérmen de trigo, bebidas de soja, leguminosas: são ricos em zinco, um mineral que participa na síntese da queratina. Além disso, o zinco combinado com a vitamina B6 evita o aparecimento de caspa e a queda do cabelo.
· Vísceras, leguminosas, carnes vermelhas e legumes de folha verde: são ricos em ferro, um mineral que revela a sua deficiência no organismo através de um cabelo débil e que cai com facilidade.
As suas unhas mostram a sua nutrição
As unhas juntamente com o cabelo, também podem indicar que tem alguma deficiência alimentar. Se aparecerem manchas brancas e se se partirem com facilidade ou lascarem é conveniente que consulte um médico e que faça análises. É possível que tenha uma anemia ferropénica.
As suas unhas, para luzirem sãs e bonitas necessitam de uma boa alimentação com base em alimentos ricos em vitaminas A, B e C, minerais como o cálcio, zinco e iodo, assim como proteínas.”