Desportos aquáticos: benefícios e dicas para começar
Ainda que há alguns anos, as piscinas fossem apenas utilizadas para a prática de desportos aquáticos como a natação sincronizada, hoje em dia também acolhem a prática de numerosos exercícios dentro de água, utilizados principalmente em ginásios e spas.
À parte dos benefícios criados no aspeto físico, os desportos aquáticos favorecem a sensação de bem-estar geral, pois têm um efeito relaxante. Em todo o caso, conhecendo-se as principais rotinas e movimentos, não é necessário esperar para estar dentro da piscina para os praticar: os lagos ou o mar podem resultar em excelentes alternativas.
Hidroginástica
A hidroginástica é um desporto aquático que traz enormes benefícios para o organismo, podendo ser praticada por qualquer pessoa, independentemente da sua idade, sexo ou condição física. É especialmente recomendada para pessoas que sofrem de dores nas articulações, indivíduos com excesso de peso ou obesidade, mulheres grávidas e idosos, uma vez que regista uma baixíssima taxa de lesões e traumatismos em comparação com outras atividades que se praticam em terra.
As rotinas parecem ser muito parecidas às da ginástica tradicional, com a diferença que dentro de água o peso corporal diminui até 90%. Isto pressupõe uma redução no impacto dos saltos e movimentos nas articulações e ossos.
Os elementos utilizados nas aulas deste desporto aquático são os pesos, as fitas elásticas, as mesas e os balões, entre outros, os quais permitem exercitar diferentes músculos dos braços e do peito. Além disso, as paredes das piscinas também servem para trabalhar o abdómen e as pernas.
Benefícios da Hidroginástica
Entre os efeitos que este desporto aquático produz no nosso organismo destacam-se a melhoria na flexibilidade corporal e da tonicidade muscular, o aumento da capacidade aeróbica, uma maior resistência músculo-esquelética e redução do tecido adiposo. Por outro lado, a pressão que a água exerce sobre a pele atua como uma enérgica massagem que favorece a circulação sanguínea, contribuindo para evitar alguns problemas como varizes, celulite e flacidez.
Além dos efeitos físico-psíquicos dos desportos aquáticos, como a hidroginástica, esta torna-se especialmente útil para quem sofre de algumas das seguintes patologias:
- Problemas de coluna, como a escoliose
- Hérnias discais
- Lesões de ligamentos (como roturas e luxações)
- Lesões dos tendões (como tendinites)
- Lesões musculares (como cãibras, contusões e contracturas)
- Dores musculares e articulares de fibromialgia
- Artrite reumatoide
- Incapacidade física de qualquer tipo.
Lembra-te que para te sentires bem, além de realizar atividade física frequentemente (desportos aquáticos ou outros), deves seguir uma alimentação equilibrada e com um baixo teor de gorduras.
Vê também os nossos conselhos para manteres uma boa forma e uma vida saudável.
Incorporar um desporto aquático ou qualquer outra prática na tua rotina pode ser a chave para melhorar a tua saúde e alcançar um equilíbrio físico e mental. Agora, só falta dar o primeiro passo para um estilo de vida mais ativo e saudável.
Vê também
Boa forma
3 exercícios de Yoga facial que ajudam a reduzir as rugas (e deixam a pele mais jovem).
Boa forma
Dicas para combater o desconforto e a má circulação sanguínea