Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.
Corpo
Dicas de Beleza

Corpo

O cuidado com a pele do nosso corpo passa por alguns tratamentos simples que se podem fazer em casa.

A história da cosmética é milenar e de facto, algumas das receitas mais antigas estão assinadas pela própria Cleópatra. A rainha do Egipto soube apreciar as propriedades cosméticas da mistura de flores, plantas e minerais e inclusivamente, registou-as por escrito.

Cuidados a ter

A pele é o maior órgão do nosso corpo e protege-o de agressões externas, contribuindo ainda para regular a sua temperatura. O primeiro dos cuidados que temos de proporcionar é procurar uma nutrição e hidratação adequadas através da dieta alimentar. 

A melhor hidratação é a que se faz a partir de dentro, pelo que beber no mínimo um litro e meio de água por dia deve tornar-se num hábito. 

Esfoliação com Sal Grosso e Azeite

Também se devem eliminar as células mortas e as impurezas que chegam a tapar os poros, impedindo a oxigenação da pele, e absorvem os nutrientes que proporcionamos por via tópica.

Isto consegue-se com uma máscara esfoliante que se pode fazer em casa com cinco mãos de sal grosso e uma colher de azeite:

  1. Misturam-se os ingredientes numa taça.
  2. Após o banho ou duche, espalha-se por todo o corpo com uma massagem enérgica. Nas zonas em que a pele esteja mais ressequida como os cotovelos ou calcanhares será necessário esfregar com mais força. 
  3. Quando tivermos esfoliado todo o corpo, podemos retirar os restos de sal e azeite com água e gel de banho.

A pele ficará cuidada, suave e pronta para o tratamento seguinte: a máscara nutritiva.

Máscara Nutritiva de Chocolate

Um dos riscos que a pele do corpo corre é o de apresentar um certo grau de secura. Com frequência pode acontecer que não se proporcione a hidratação de que necessita após o banho, pelo que uma ou duas vezes por semana, podemos proporcionar-lhe uma nutrição e hidratação extra com uma máscara de chocolate:

  1. Para este cuidado com a pele é necessário preparar duas tabletes de chocolate puro, se possível sem açúcar, e um pouco de óleo de amêndoas doces.
  2. Derrete-se o chocolate em banho-maria e junta-se-lhe o óleo.
  3. Há que mexer até que o chocolate e o óleo formem um creme. Certifica-te de que não endurece, pelo que é melhor não deixar arrefecer a mistura.
Tratamento para a Pele "Anti-Idade"

Por fim, também será benéfico fazer um tratamento anti-idade à pele do corpo. Para isso, podemos utilizar uma máscara antioxidante que se pode fazer com vinho tinto e mel:

  1. Basta misturar um copo de vinho tinto com dez colheres de mel até se conseguir uma textura cremosa; se o mel for de textura líquida poderás precisar de mais umas colheres.
  2. Quando a mistura estiver pronta, aplica-a sobre o corpo e deixa atuar durante 15 minutos.
  3. Retira-a com água morna e um sabonete suave.

Adota estes cuidados com a pele e obterás resultados saudáveis e eficazes.

Sabias que: O chocolate tem múltiplas aplicações cosméticas, e que ainda se investiga para descobrir novas aplicações neste campo?

 

também

Dicas de Beleza

As estrias são um problema mais comum no corpo feminino. No entanto, há muitos homens que já…

Dicas de Beleza

Sabias que há alimentos que também podes utilizar para cuidar da tua pele e do teu cabelo? Para…

Dicas de Beleza

A queda de cabelo no outono é sempre mais frequente que em qualquer outro mês do ano. No entanto,…