Bronzeado Saudável: O papel da alimentação
Apanhar Sol faz bem?
Sim faz, desde que com moderação e seguindo as recomendações básicas dos especialistas em dermatologia para evitar não só queimaduras, mas também complicações mais severas como o cancro da pele.
Há décadas que sabemos que expormos a nossa pele à luz solar permite ao nosso organismo sintetizar a vitamina D, uma substância indispensável, com inúmeras funções no nosso organismo tais como:
- A absorção intestinal de cálcio e fósforo;
- A manutenção do normal funcionamento do sistema imunitário;
- O crescimento e normal desenvolvimento dos ossos e dentes.
No que respeita a alguns transtornos da pele, a luz solar também reduz quadros de acne, psoríase e eczemas atópicos.
O papel da alimentação
Nutrientes Importantes
A nossa meta é identificar os alimentos que sejam uma boa fonte de betacaroteno. O betacaroteno é um carotenóide, que pertence a um grupo de corantes de plantas amarelas e vermelhas. É este composto que dá a cor laranja às cenouras. No corpo, o betacaroteno é convertido em vitamina A, que contribui para a manutenção de uma pele, membranas mucosas e visão normais, contribuindo também para um bronzeado saudável.
Alguns dos alimentos ricos em betacaroteno são:
- Bróculos
- Cenouras
- Pimento
- Abóbora
- Damascos
- Manga
- Espinafres
- Acelgas
O licopeno pertence também ao grupo dos carotenóides sendo o pigmento responsável por dar a cor vermelha aos alimentos. Encontra-se em grande quantidade em alimentos como o tomate e a melancia.
A sua forte ação antioxidante torna-se importante na proteção do nosso ADN, na eliminação de radicais livres resultantes do stress oxidativo e na indução da morte de células cancerígenas.
Hidratação
Para que consigamos manter uma pele saudável e hidratada é necessário assegurar uma ingestão hídrica adequada. Principalmente nos meses de maior calor, devemos reforçar o aporte de água ao longo do dia, evitando assim sintomas de desidratação como cansaço e dores de cabeça.
Vitamina C
Um dos efeitos da radiação solar é a aceleração do envelhecimento da pele, mas podemos tratar de o atrasar com a ingestão de vitamina C, que é um potente antioxidante proporcionado pela laranja, a toranja, o limão, o kiwi, a goiaba, a soja fresca, o pimento, sobretudo o verde, a batata, os brócolos ou a salsa.
Viamina E
Uma outra vitamina, a vitamina E, possui também características antioxidantes, mas é além disso, imprescindível na hora de preparar o nosso menu para um bronzeado saudável, e contribui para ajudar a reparar as lesões que o sol inflige na derme.
Uma das fontes mais próximas de vitamina E na nossa gastronomia é o azeite; não pode faltar nem nas nossas saladas nem como tempero às refeições.
Minerais
Por último, os minerais. As leguminosas, que no verão são deliciosas em saladas, os espargos, a cebola, o alho ou o ovo, são fonte de enxofre que combate a perda de elasticidade da pele, uma vez que participa na síntese do colagénio.
O zinco pode ter também um papel na prevenção e recuperação de queimaduras. Podemos encontrá-lo em alimentos como as ostras, carne vermelha, carne de aves, feijão, nozes e leite e derivados.
Sabias que: Calcula-se que aproximadamente 39% da radiação UV atinge a derme, a segunda camada cutânea que se encontra imediatamente depois da epiderme. O efeito a curto prazo dessa radiação é chamado de pigmentação cujo resultado é o bronzeado.
Vê também
Dicas de Beleza
As estrias são um problema mais comum no corpo feminino. No entanto, há muitos homens que já…
Dicas de Beleza
Sabias que há alimentos que também podes utilizar para cuidar da tua pele e do teu cabelo? Para…
Dicas de Beleza
A queda de cabelo no outono é sempre mais frequente que em qualquer outro mês do ano. No entanto,…