Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.
Bronzeado Saudável
Dicas de Beleza

Bronzeado Saudável

Esse tom dourado da pele, sobretudo no verão, que nos faz sentir mais atraentes e conseguir um bronzeado correcto, também está intimamente relacionado com a nutrição.
Apanhar Sol faz bem?

Sim faz, desde que com moderação e seguindo as recomendações básicas dos especialistas em dermatologia para evitar não só queimaduras senão também complicações muito mais severas como o cancro da pele, também é uma questão de saúde.

Há décadas que sabemos que expormos a nossa pele à luz solar intensa permite ao nosso organismo sintetizar a vitamina D, uma substância indispensável para o desenvolvimento e bem estar dos ossos.

No que respeita a alguns transtornos da pele, a luz solar também reduz quadros de acne, psoríase e eczemas atópicos. Outro dos seus efeitos positivos, que apreciamos quando chega o bom tempo e os dias se tornam maiores, é o notável efeito no nosso estado de alma; ajuda a sentirmo-nos mais activos e positivos, e melhora a nossa percepção das coisas. 

A Dieta e o Sol

Mas à margem destes benefícios, o que mais importa de forma indiscutível é o facto de que tomar banhos de sol nos faz sentir mais atraentes. À medida que aumentam as temperaturas, mostramos mais pele e queremos perder a palidez o mais depressa possível.

Para isso, temos uma grande aliada a nosso favor: a dieta. Escolher alimentos que nos permitam potenciar o bronzeado de forma simples e saudável; apenas precisamos de saber quais são os ingredientes de que necessitamos para atingir o nosso objectivo e incluí-los nas nossas refeições diárias.

Nutrientes Importantes

A nossa meta é identificar os alimentos que sejam uma boa fonte de betacaroteno; de vitaminas E, C e B; minerais como o enxofre, o selénio, o cobre, o zinco e o magnésio; e ácidos gordos como o ómega-3.

Mas acima de tudo, temos de manter a nossa pele bem hidratada pelo que a nossa dieta tem de contar com um consumo mínimo de dois litros de água diários. Com a chegada do calor é bastante fácil, já que o nosso organismo nos pede com maior frequência a reposição de líquidos através de um mecanismo que todos conhecemos: a sede. 

Betacarotenos e Vitamina A

Ainda existem outros ingredientes que nos interessam bastante, sendo os ricos em betacarotenos, as substâncias precursoras da vitamina A; uma substância que protege a pele contra os efeitos da radiação solar.

Para beneficiarmos tanto dos betacarotenos como da vitamina A, a nossa alimentação tem de incluir o tomate, a cenoura, a abóbora, os espinafres, o pêssego, o abacate ou as cerejas. Os betacarotenos são os protagonistas de uma dieta para um bronzear saudável, uma vez que favorecem a produção de melanina.

Uma opção mais que válida é incluir no nosso pequeno-almoço, por exemplo, um sumo de laranja e cenoura.

Vitamina C

Um dos efeitos da radiação solar é a aceleração do envelhecimento da pele, mas podemos tratar de o parar com a ingestão de vitamina C, que é um potente antioxidante proporcionado pela laranja, a toranja, o limão, o kiwi, a goiaba, a soja fresca, o pimento, sobretudo o verde, a batata, os brócolos ou a salsa.

Viamina E

Uma outra vitamina, a vitamina E, possui também características antioxidantes, mas é além disso, imprescindível na hora de preparar o nosso menu para um bronzeado saudável, e contribui para reparar as lesões que o sol inflige na derme.

Uma das fontes mais próximas de vitamina E na nossa gastronomia é o azeite; não pode faltar nem nas nossas saladas nem como tempero de legumes às refeições. 

Ácidos gordos

Continuando com outro tipo nutrientes, as gorduras são imprescindíveis. As nozes e o peixe gordo como o atum do norte, o atum, as anchovas ou a cavala proporcionam-nos ácidos gordos ómega-3 que contribuem para reduzir a desidratação da pele.

Minerais

Por último, os minerais. As leguminosas, que no verão são deliciosas em saladas, os espargos, a cebola, o alho ou o ovo, são fonte de enxofre que combate a perda de elasticidade da pele, uma vez que participa na síntese do colagénio.

O leite e todos os seus derivados como o queijo e o iogurte, dão-nos zinco que actua contra as queimaduras. Os cogumelos, a carne e a levedura de cerveja são fonte de selénio, favorecendo o nosso sistema imunitário.

E para aproveitar ao máximo a vitamina E, necessitamos de manganésio que se encontra, por exemplo nos cereais integrais.

 

Sabias que: Calcula-se que aproximadamente 39% da radiação UV atinge a derme, a segunda camada cutânea que se encontra imediatamente depois da epiderme. O efeito a curto prazo dessa radiação é chamado de pigmentação cujo resultado é o bronzeado.

 

também

Dicas de Beleza

As estrias são um problema mais comum no corpo feminino. No entanto, há muitos homens que já…

Dicas de Beleza

Sabias que há alimentos que também podes utilizar para cuidar da tua pele e do teu cabelo? Para…

Dicas de Beleza

A queda de cabelo no outono é sempre mais frequente que em qualquer outro mês do ano. No entanto,…