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DESPORTO AO AR LIVRE

DESPORTO AO AR LIVRE

Praticar desporto ao ar livre com um bom par de sapatilhas é fácil e divertido.

Com a chegada do bom tempo é habitual que as pessoas comecem a praticar mais desporto ao ar livre, devido ao prazer que resulta de nos pormos em forma nas praças, parques ou ruas circundantes à nossa casa.

De facto, o exercício físico combinado com bons hábitos alimentares é a chave para termos um estilo de vida saudável, o que nos traz enormes benefícios. De entre eles, melhoria da circulação sanguínea, aumento da capacidade respiratória, reforço da musculatura corporal, alívio das dores lombares, prevenção da obesidade e com tudo isto, diminuição de risco de aparecimento das patologias associadas tais como as doenças cardiovasculares, melhoria da qualidade do sono, combate da ansiedade e reforço da autoestima.

Embora a escolha de determinada modalidade seja pessoal e dependa da condição física de cada um, os desportos ao ar livre como a caminhada, o ciclismo, o jogging e a patinagem, parecem ser os favoritos.

 

Caminhada

Uma caminhada bem realizada permite um aumento de até 35% do consumo de oxigénio, além de um melhor trabalho cardiovascular e respiratório.

De facto, diversos estudos internacionais comprovam que as pessoas que fazem desporto ao ar livre e caminham habitualmente apresentam uma taxa de mortalidade mais baixa do que aqueles que levam uma vida sedentária, já que esta atividade contribui para a redução de doenças como o cancro, a diabetes ou a hipertensão.

Manter um peso adequado é outro ponto favorável, já que seguindo uma alimentação equilibrada, a caminhada serve para queimar calorias e evitar o excesso de peso. No que respeita à saúde óssea, também ajuda a prevenir a osteoporose e a fragilidade dos ossos. Para começar a caminhar só precisa de um par de sapatos cómodos feitos de um material que permita a transpiração dos pés e roupa leve.

Jogging

O jogging desenvolve a capacidade respiratória e tonifica os músculos abdominais, glúteos e, especialmente os das extremidades inferiores. Este desporto ao ar livre contribui ainda para melhorar a circulação sanguínea, e tem a vantagem de que cada pessoa pode regular o seu próprio ritmo de acordo com as suas capacidades.

O calçado para começar a correr deve ser específico para esta atividade e deve ter as seguintes características: ser leve, com um calcanhar estável mas não rígido, com uma sola ligeiramente elevada na parte posterior e que tenha boa amortização.

É importante salientar que antes de começar a praticar jogging deve realizar uma rotina de aquecimento para preparar o corpo para o exercício e assim evitar lesões. É recomendável começar por um trajeto curto e ir aumentando o percurso progressivamente ao longo dos dias.

Por fim, tenha em conta que o jogging não é aconselhável a quem tenha problemas de joelhos. 

 

Patinagem

Diversos são os estudos que demonstram que a patinagem traz para a saúde tantos benefícios como a corrida ou o ciclismo, outros dois desportos maioritariamente praticados ao ar livre.

Este exercício permite desenvolver os músculos das ancas, músculos das pernas, assim como os dos braços e ombros, já que estes vão também estar em movimento quando se patina a uma maior velocidade.

O equipamento básico para a prática da patinagem inclui além de um bom par de patins -um capacete para proteção da cabeça, proteções para os cotovelos, pulsos e joelhos, para evitar feridas e prevenir fraturas.

O importante, se praticar na rua, é seguir sempre a direção do trânsito e manter-se a uma distância segura dos automóveis. Além disso, é preferível evitar patinar sobre superfícies perigosas, tal como areia, piso molhado ou caminhos pedregosos.



Saiba também mais sobre o ciclismo, um desporto que também pode praticar ao ar livre.



Importante

Antes de iniciar a prática de qualquer desporto, ao ar livre ou não, deve realizar um exame médico preventivo, sobretudo se já tiver uma idade à volta dos 40 anos e se apresenta fatores de risco coronário, como o tabagismo, estilo de vida sedentário, obesidade, níveis de colesterol elevados ou hipertensão.

  • Procure a companhia de um amigo ou familiar que tenha um nível físico parecido com o seu, já que desta forma terá um bom incentivo quando sair para praticar desporto.
  • Beba uma quantidade adequada de líquido antes, durante e depois do exercício, para compensar as perdas provocadas pela transpiração.
  • Lembre-se sempre de que a sua alimentação deve ser adequada ao nível da atividade física.

                                                                                                                                              

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