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Açúcar
Alimentos

Açúcar

O açúcar branco é obtido, maioritariamente, a partir da cana-de-açúcar ou da beterraba, por um processo de cristalização dos açúcares que estas contêm naturalmente.
 
Este produto é assim constituído por 99% de sacarose, que é um açúcar com elevado poder adoçante usado habitualmente na indústria e nas nossas casas.
 
Existem outras variedades deste alimento, como o açúcar amarelo, o mascavado e o demerara, cuja diferença reside no processo de produção, nomeadamente no grau de refinação.
Informação Nutricional

Como o açúcar é constituído exclusivamente por sacarose, a nível nutricional fornece apenas energia. São habitualmente denominadas “calorias vazias” por não possuírem mais importância nutricional além da energia.

g = grama; mg = miligrama e µg = micrograma. Parte Edível = diz respeito ao peso do alimento que é consumido depois de rejeitados todos os desperdícios. Fonte: Tabela da Composição de Alimentos – Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge.
Composição nutricional
(100g de parte edível)
Açúcar branco Açúcar amarelo
Energia (kcal) 397 390
Água (g) 0,5 2,0
Proteínas (g) 0 0
Lípidos (g) 0 0
Hidratos de Carbono (g) 99,3 97,5
dos quais açúcares (g) 99,3 97,5
Vantagens e desvantagens

Numa alimentação saudável, a ingestão de açúcares deve representar, no máximo, 10% do valor energético total diário. Isto significa que, para uma ingestão energética diária de 2000 kcal, o consumo adequado de açúcares não deve ultrapassar os 50g. Este valor de açúcares inclui todos os monossacáridos (como a glucose ou frutose) e dissacáridos (como a sacarose, o açúcar de mesa) que são adicionados aos alimentos aquando da sua produção, preparação, ou durante o consumo, e também os açúcares naturalmente presentes em mel, xaropes, sumos de fruta e concentrados de fruta.

A principal função dos açúcares é proporcionar energia ao organismo, nomeadamente aos órgãos que utilizam quase em exclusividade a glicose (o açúcar mais simples) como forma de combustível, como é o caso do cérebro.

Um consumo excessivo deste alimento aporta muitas calorias e pode favorecer o ganho de peso. Em pessoas que sofrem de diabetes, o consumo de açúcares não está proibido, mas deverão ter especial atenção ao consumo excessivo.

Como comprar e conservar

Deverás conservar o açúcar num local seco porque a humidade excessiva vai potenciar a proliferação de microrganismos capazes de deteriorar o alimento. Ainda assim, estes casos são raros se o açúcar for acondicionado num recipiente bem fechado.

 

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