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SOCIAL

AÇÚCAR

O açúcar branco é obtido, maioritariamente, a partir da cana-de-açúcar ou da beterraba, por um processo de cristalização dos açúcares que estas contêm naturalmente. Este produto é assim constituído por 99% de sacarose, que é um açúcar com elevado poder adoçante usado habitualmente na indústria e nas nossas casas. Existem outras variedades deste alimento, como o açúcar amarelo, o mascavado e o demerara, cuja diferença reside no processo de produção, nomeadamente no grau de refinação.
 

INFORMAÇÃO NUTRICIONAL


Como o açúcar é constituído exclusivamente por sacarose, a nível nutricional fornece apenas energia. São habitualmente denominadas “calorias vazias” por não possuírem mais importância nutricional além da energia.

Tabela de composição nutricional (100 g de Parte Edível)

 

Açúcar branco

Açúcar amarelo

Energia (kcal)

391

384

Água (g)

0.5

2,0

Proteínas (g)

0

0

Lípidos (g)

0

0

Hidratos de carbono (g)

99,3

97.5

dos quais açúcares (g)

99,3

97,5


mg = miligramas. Parte Edível = diz respeito ao peso do alimento que é consumido depois de rejeitados todos os desperdícios. 
Fonte: Porto A, Oliveira L. Tabela da Composição de Alimentos. Lisboa: Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge. 2006.


VANTAGENS E DESVANTAGENS


Numa alimentação saudável, a ingestão de açúcares deve representar, no máximo, 10% do valor energético total diário. Isto significa que, para uma ingestão energética diária de 2000 kcal, o consumo adequado de açúcares não deve ultrapassar os 50g. Este valor de açúcares inclui todos os monossacáridos (como a glucose ou frutose) e dissacáridos (como a sacarose, o açúcar de mesa) que são adicionados aos alimentos aquando da sua produção, preparação, ou durante o consumo, e também os açúcares naturalmente presentes em mel, xaropes, sumos de fruta e concentrados de fruta.
A principal função dos açúcares é proporcionar energia ao organismo, nomeadamente aos órgãos que utilizam quase em exclusividade a glicose (o açúcar mais simples) como forma de combustível, como é o caso do cérebro.
Um consumo excessivo deste alimento aporta muitas calorias e pode favorecer o ganho de peso. Em pessoas que sofrem de diabetes, o consumo de açúcares não está proibido, mas deverão ter especial atenção ao consumo excessivo.


COMO COMPRAR E CONSERVAR


Deverá conservar o açúcar num local seco porque a húmida excessiva vai potenciar a proliferação de microrganismos capazes de deteriorar o alimento. Ainda assim, estes casos são raros se o açúcar for acondicionado num recipiente bem fechado.


RECEITAS COM AÇÚCAR       

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