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QUEIJO DE OVELHA AMANTEIGADO

Como a maioria dos queijos, o de ovelha amanteigado é muito rico em proteínas de alto valor biológico (fornecem todos os aminoácidos essenciais) e em vitaminas, sobretudo lipossolúveis. 
Os seus nutrientes são mais facilmente assimilados e aproveitados que os do leite simples, graças à coagulação produzida pelo cardo que se adiciona durante o processo de fabrico. 

Calorias e sódio em destaque
Uma vez que é um alimento com um elevado teor de gordura (cerca de 45% da matéria seca), este queijo deve ser consumido de forma moderada, principalmente por indivíduos que sofrem de problemas cardiovasculares e que apresentam níveis elevados de colesterol no sangue bem como por quem tenha excesso de peso.
O processo de cura dá ao queijo de ovelha amanteigado um alto teor em sódio, logo o seu consumo deve ser limitado também pelas pessoas com hipertensão arterial. 
 
Tabela nutricional
Tabela de composição nutricional (100 g de Parte Edível)

 

Queijo Ovelha Amanteigado

Energia (kcal)

389

Água (g)

36,5

Proteínas (g)

25,5

Lípidos (g)

31,5

Hidratos de carbono (g)

0,2

Vitamina A (µg)

285

Vitamina D (µg)

0,24

Cálcio (mg)

815

Fósforo (mg)

585


µg = microgramas e mg = miligramas. Parte Edível = diz respeito ao peso do alimento que é consumido depois de rejeitados todos os desperdícios. Vitamina A = como equivalentes de retinol.
Fonte: Porto A, Oliveira L. Tabela da Composição de Alimentos. Lisboa: Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge. 2006, pág. 26

Como escolher
Os grandes apreciadores recomendam que se escolha um queijo bastante mole, com cheiro suave mas intenso. Assegure-se que o fabricante é certificado. 
Mantenha o queijo em ambiente fresco e húmido. Para conservá-lo durante alguns meses, no Verão envolva­-o em papel de cozinha e guarde-o no frigorífico. No Inverno, evite o frigorífico e coloque-o num armário, coberto com um pano húmido e vire-o com alguma regularidade. Se preferir pode recorrer à congelação, que praticamente não afeta as suas propriedades. 
 
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