Saboreia a Vida | Nestlé
Saboreia a Vida | Nestlé

SOCIAL

NÊSPERA

A nêspera é um fruto cuja produção nacional se realiza entre Abril e Maio um pouco por todo o país, em particular no Algarve. Este fruto pode ainda ser designado de ameixa do Japão, uma vez que é originário do continente asiático. Em relação às suas caraterísticas, a nêspera apresenta uma forma oval, de cor alaranjada, de casca fina e de polpa mole e sumarenta.

A árvore que dá origem à nêspera é a nespereira. Esta é bastante resistente a pragas, o que resulta numa boa opção para plantar no seu quintal. Tem ainda a particularidade das suas folhas surgirem no Outono e os seus frutos amadurecerem na Primavera.                                                                                                               

INFORMAÇÃO NUTRICIONAL

A nêspera apresenta um baixo valor calórico (cerca de 51kcal por cada 100g) e tem um teor de potássio apreciável. É composta por, aproximadamente, 86% de água, o que a torna uma fruta hidratante e ideal para dias de maior calor. Esta fruta tem um teor de pectinas (fibras alimentares) considerável, atuando na regulação do colesterol.

A nêspera é uma excelente fonte de vitamina A, responsável pela boa saúde das mucosas e pele, e rica em carotenos, razão pela qual tem uma cor alaranjada e um poder antioxidante interessante. Assim, quanto mais intensa for a cor da nêspera, maior será o seu conteúdo em antioxidantes, importantes para a saúde da pele e das células.

Tabela de composição nutricional (100 g de Parte Edível):

Energia (kcal)

51

Água (g)

85.5

Proteínas (g)

0.4

Lípidos (g)

0.4

Hidratos de Carbono (g)

10.2

Fibra (g)

2.1

Caroteno (µg)

160

Vitamina A (µg)

27

Potássio (mg)

250


g = gramas; mg = miligramas; µg= microgramas. 

Parte Edível = diz respeito ao peso do alimento que é consumido depois de rejeitados todos os desperdícios.

Fonte: Tabela da Composição dos Alimentos – Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge


COMO USAR

As nêsperas são, normalmente, consumidas na sua forma natural, e quando maduras pois, caso contrário, podem ter um sabor ácido.

São utilizadas em doçaria, tais como: compotas, bolos e tartes.


COMO ESCOLHER

Opte pela escolha de nêsperas que estejam intactas, com uma coloração uniforme e sem apresentar zonas moles, pois esta é uma fruta sensível com um tempo de vida, pós-colheita, relativamente curto.

À temperatura ambiente as nêsperas mantém-se entre 6 a 9 dias, enquanto no frigorífico consegue armazena-las durante cerca de 15 dias.

PARTILHAR 31 LIKES

Glossário

Sugestões