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NÊSPERA

A nêspera é um fruto abundante em Portugal e cheio de propriedades benéficas para a saúde. Surge no verão e é extremamente hidratante pois contém muita água.
Como é rica em fibra, ajuda a combater a prisão de ventre. O seu teor de vitamina A torna-a muito interessante, ao nível dos olhos, cabelo e pele. Além disso também é rica em betacarotenos que, além das funções anteriormente descritas, também desempenham funções antioxidantes no organismo. Assim, ajudam a proteger de doenças cardiovasculares, infeções e patologias degenerativas como a doença de Alzheimer.
 
O equilíbrio dos fluidos e do estômago
A nêspera é pobre em sódio e rica em potássio. Logo, tem ação diurética, o que ajuda na desintoxicação e eliminação de líquidos do nosso corpo. Tem alto teor de pectina, uma fibra alimentar que atua na redução do colesterol, por isso pode ser incluída na alimentação de pessoas que tenham problemas cardiovasculares. 
 
Tabela nutricional
Tabela de composição nutricional (100 g de Parte Edível)

 

 Nêspera

Energia (kcal)

45

Água (g)

85.5

Proteínas (g)

0.4

Lípidos (g)

0.4

Hidratos de carbono (g)

10.2

Fibra alimentar (g)

2.1

Caroteno  (mg)

160

Colesterol (g)

0

Niacina (mg)

0.2

Vitamina B6 (mg)

0.02

Vitamina B12 (mg)

0

Potássio (mg)

250

Sódio (mg)

1.0

Fósforo (mg)

11

Ferro (mg)

0.3


mg = miligramas. µg= microgramas. 
Parte Edível = diz respeito ao peso do alimento que é consumido depois de rejeitados todos os desperdícios.
Fonte: Porto A, Oliveira L. Tabela da Composição de Alimentos. Lisboa: Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge. 2006.

Como escolher
Prefira as nêsperas intactas, com uma cor amarela uniforme e sem manchas ou amolgadelas. Apesar disso duram poucos dias depois de colhidas.
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