Regresso saudável ao trabalho
Alimentação Equilibrada

Regresso saudável ao trabalho

Terminadas as férias, voltam as rotinas diárias: é o regresso de toda a família às tarefas habituais, trabalho para uns e escola para outros. 

A par de todos os desafios inerentes a esta nova fase, a alimentação constitui muitas vezes uma fonte adicional de preocupação. Com o tempo sempre contado para as compras e para a preparação das refeições, vale a pena aproveitar este “reinício” para prolongar o que de melhor o verão nos proporcionou.

1. Obrigatório tomar pequeno-almoço

Antes de sair de casa garante à tua família uma primeira refeição que contribua para um dia muito mais produtivo e feliz. A fórmula é fácil: alimentos de elevada densidade nutricional, na medida exata das necessidades de cada um sem esquecer o leite ou derivados, fontes importantes de cálcio, vitaminas e proteínas, os cereais (cereais de pequeno-almoço, flocos de cereais ou pão) idealmente pouco refinados ou com cereais integrais que fornecem a energia para um bom começo de dia e fruta, ao natural ou pontualmente na forma de sumos naturais acabados de preparar.

E já agora não te esqueças que tomar a primeira refeição do dia em casa não só é mais rápido e mais económico como também é potencialmente mais saudável porque as tentações são muito menores. São só vantagens! Vê exemplos de um pequeno-almoço Na Dose Certa no nosso vídeo aqui.

2. Lanches para toda a família

Muitas horas de jejum ao longo do dia refletem-se inevitavelmente numa quebra do rendimento físico e intelectual de todos no das crianças em particular, com maiores dificuldades na concentração e maior agitação na sala de aulas. 

Procura garantir que o teu filho consegue arranjar uns minutos nos principais intervalos da manhã e da tarde para beber o leite escolar (se for o caso), comer um iogurte, uma barrita de cereais ou uma sanduíche e/ou uma peça de fruta. E já agora aproveita economia de escala e prepara um pequeno lanche também para os adultos: uma barra de cereais, bolachas pouco doces ou tostas, um iogurte e uma peça de fruta são fáceis de levar e práticos para comer em poucos minutos e em qualquer lugar. 

3. Jantar vs almoço

Continuam a ser chamadas as “refeições principais” e por isso mesmo devem ser devidamente planeadas para poderem ser convenientemente apreciadas. Sopa de legumes, prato alternando carne e peixe, com acompanhamento de legumes crus ou cozinhados e batata, arroz ou massa. Por último, uma peça de fruta para fechar com chave de ouro e assim cumprir o mínimo de 3 peças por dia.

Durante a semana é provável que apenas o jantar seja feito em casa o que o torna ainda mais importante pela “responsabilidade” de garantir o equilíbrio alimentar do dia. Procura que esta refeição forneça os alimentos essenciais que ainda não foram ingeridos ao longo do dia, com principal destaque para o peixe e os hortícolas, por vezes mais difíceis de garantir fora de casa. Planeia com antecedência as refeições que irás preparar em casa para ter sempre à mão todos os ingredientes de que vais necessitar e, melhor que tudo, não ter a preocupação de decidir à última hora o que vais cozinhar. 

4. “Todos à mesa”

Promove as refeições em família e aproveita o momento para que todos partilhem o seu dia. Conversar durante as refeições tem, entre outros benefícios, a vantagem de ajudar a controlar as quantidades ingeridas, promovendo a saciedade com menos calorias. 

5. Mantém o ritmo, mesmo depois das férias

Tenta prolongar o entusiasmo das férias e continua a aproveitar os finais de tarde para alguma atividade física ao ar livre ou em ginásio se preferires. Arranja todas as desculpas para te manteres ativo: passear o cão (os animais de estimação também precisam de exercício), ver montras (já com as lojas fechadas para não ter hipóteses de fazer compras) ou qualquer outra de que te lembres. Mesmo um pequeno passeio pelas redondezas é bem mais interessante e benéfico para a saúde do que um longo serão no sofá. Além de ajudar a manter a boa forma contribui para uma noite de sono reparador, que por sua vez também contribui para a manutenção de um peso saudável.   

6. Vive na Dose Certa!

Alimentação saudável equilibrada, exercício físico mais ou menos intenso mas sempre regular, sono retemperador, lazer e tempo com amigos e família são ingredientes incontornáveis de uma vida mais saudável que é preciso manter presentes, sempre na Dose Certa! Regressa às tuas rotinas com os bons hábitos das férias e tem uma vida mais saudável e feliz. 

Um bom regresso ao trabalho!

 
 

também

Alimentação Equilibrada

“Come uma laranja que assim não ficas doente”, “estás doente? Isso é falta de fruta”, “come aqui…