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REGRESSO ÀS AULAS EM GRANDE FORMA!

Terminadas as férias de verão, é hora de todos regressarem às suas rotinas diárias, para uns o trabalho para outros a escola.

Sem dúvida que o regresso dos mais pequenos às aulas é um marco para toda a família pelos inúmeros desafios que naturalmente acarreta. As manhãs voltam a trazer consigo as correrias para que todos possam sair de casa a horas e muitas vezes o pequeno-almoço acaba por não ter lugar na agenda. Esta situação acaba por contrariar exatamente o principal objetivo de todos os pais: garantir aos seus filhos as condições ótimas para um excelente desempenho escolar!


Todos sabemos da importância desta primeira refeição do dia para o desempenho físico e intelectual em geral mas no caso das crianças torna-se ainda mais determinante. Os dados científicos comprovam que as crianças que tomam o pequeno-almoço têm maior capacidade de concentração nas aulas. Estão mais atentos e concentrados e isto traduz-se em melhores resultados escolares.


Qual o segredo de um bom pequeno-almoço?

Para uma criança em idade escolar (6-10 anos) o pequeno-almoço deve fornecer entre 300 e 400 kcal (cerca de 20% do dia alimentar de referência). Mas tão importante como a quantidade é a “qualidade” destas calorias.

Por isso mesmo é tão importante escolher alimentos ou combinações de “elevada densidade nutricional”, ou seja, que além de calorias forneçam quantidades significativas de nutrientes reguladores como fibra, vitaminas e minerais alguns dos quais são determinantes no trabalho intelectual. Por isso não podem faltar leite ou derivados como o iogurte, cereais pouco refinados ou integrais e fruta.


O segredo? Tomar todos os dias, idealmente em casa, sem esquecer os 3 grupos de alimentos base e variando as opções.


Alguns exemplos práticos:

· 1 taça com cereais integrais (30g) + 125 ml de leite meio gordo + 1 maçã

· 1 bolinha de mistura + 1 colh. chá de manteiga + 1 copo de leite meio gordo (150 ml) + 1 copo de sumo natural (ex.: laranja)

. 2 fatias de pão integral + 1 fatia de fiambre magro (ex.: peru) + 1 iogurte não açucarado (natural ou de aromas) + 1 banana


E para ajudar as dificuldades das manhãs:


- defina antecipadamente com as crianças o que vai ser o pequeno-almoço do dia seguinte;

- deixe a mesa para o pequeno-almoço preparada de véspera

- levante-se um pouco mais cedo para não ter de andar a correr

- envolva toda a família na preparação da refeição e aproveite o momento em família.


Tenha um bom dia!

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