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COMER EM CASA

No dia-a-dia, as principais refeições que se fazem em casa podem equilibrar a alimentação de toda a família. Saiba como comer em casa da maneira mais saudável.

Comer o pequeno-almoço em casa
Na sua lista de compras, inclua sempre os produtos necessários para a primeira refeição do dia em casa: uma fonte de cereais, laticínios e fruta.
As crianças em idade escolar que tomam o pequeno-almoço têm maior capacidade de concentração nas aulas o que se traduz em melhores resultados escolares.
Além disso o pequeno-almoço é fundamental para regular o apetite ao longo do dia, diminuindo a vontade de comer alimentos ricos em gordura e açúcares, e ajudar na ingestão de nutrientes importantes, como o cálcio, o ferro, e a fibra, etc.

Comer em casa - quando não se tem fome logo de manhã
Se o seu filho não tem fome nas primeiras horas do dia e não quer comer em casa, reforce o lanche da manhã. Adicione uma peça de fruta e uma barra de cereais ao lanche que lhe costuma preparar. Mas, pelo menos tente que ele beba qualquer coisa antes de sair de casa para a escola.

O jantar em casa
Quer um conselho? Peça na escola uma cópia da ementa semanal da cantina escolar. Assim vai poder planear os jantares de forma a complementarem a alimentação dos seus filhos. O jantar é uma boa oportunidade para comerem sopa em casa, hortícolas e fruta que, normalmente, são desprezados pelas crianças nas escolas. Confecione-os da maneira que eles mais gostam e seja criativa na decoração dos pratos. E nos dias em que se sentir mais criativa, porque não inventar uma história com os alimentos que lhes oferece no prato?

Quando se janta muito tarde
Tente servir o jantar pelo menos duas horas antes de se deitarem. Mas se chega a casa tarde e ainda tem de preparar o jantar e vigiar os banhos das crianças, talvez a hora de jantar seja um pouco tardia. Neste caso, prefira jantares leves, evite fritos, refogados e aqueles pratos mais indigestos.
Comer sopa e fruta em casa é, muitas vezes, o suficiente. Mas também pode incluir alimentos como castanhas (de preferência cozidas), arroz de legumes, queijo, e aquilo que a sua imaginação e preferência mandarem.
 
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