Comer em Casa
Alimentação Equilibrada

Comer em Casa

No dia a dia, as principais refeições que se fazem em casa podem equilibrar a alimentação de toda a família. Sabe como comer em casa da maneira mais saudável.

Comer o pequeno-almoço em casa

Na tua lista de compras, inclui sempre os produtos necessários para a primeira refeição do dia em casa: uma fonte de cereais, laticínios e fruta.

As crianças em idade escolar que tomam o pequeno-almoço têm maior capacidade de concentração nas aulas o que se traduz em melhores resultados escolares.

Além disso o pequeno-almoço é fundamental para regular o apetite ao longo do dia, diminuindo a vontade de comer alimentos ricos em gordura e açúcares, e ajudar na ingestão de nutrientes importantes, como o cálcio, o ferro, e a fibra, etc.

Comer em casa - quando não se tem fome logo de manhã

Se o teu filho não tem fome nas primeiras horas do dia e não quer comer em casa, reforça o lanche da manhã. Adiciona uma peça de fruta e uma barra de cereais ao lanche que lhe costumas preparar. Mas, pelo menos, tenta que ele beba qualquer coisa antes de sair de casa para a escola.

Podes encontrar aqui mais sugestões para a lancheira dos teus filhos. 

O jantar em casa

Queres um conselho? Pede na escola uma cópia da ementa semanal da cantina escolar. Assim vais poder planear os jantares de forma a complementar a alimentação dos teus filhos.

O jantar é uma boa oportunidade para comerem sopa em casa, hortícolas e fruta que, normalmente, são desprezados pelas crianças nas escolas. Confeciona-os da maneira que eles mais gostam e sê criativa na decoração dos pratos. E nos dias em que te sentires mais criativa, porque não inventar uma história com os alimentos que lhes ofereces no prato?

Quando se janta muito tarde

Tenta servir o jantar pelo menos duas horas antes de se deitarem. Mas se chegas a casa tarde e ainda tens de preparar o jantar e vigiar os banhos das crianças, talvez a hora de jantar seja um pouco tardia. Neste caso, prefere jantares leves, evita fritos, refogados e aqueles pratos mais indigestos.

Comer sopa e fruta em casa é, muitas vezes, o suficiente. Mas também podes incluir alimentos como castanhas (de preferência cozidas), arroz de legumes, queijo, e aquilo que a tua imaginação e preferência mandarem.

 
 

também

Alimentação Equilibrada

“Come uma laranja que assim não ficas doente”, “estás doente? Isso é falta de fruta”, “come aqui…