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RECUPERE DAS FESTAS

As festas de Natal e Ano Novo caracterizam-se, entre outras coisas, por uma alimentação desequilibrada e muito calórica que ameaça a sua linha e o seu bem-estar. É óbvio que não deve estar a contar calorias enquanto come e se diverte, mas procure recuperar através de algumas estratégias simples e eficazes e voltar ao “bom caminho”.

Sugestões úteis:

1. Lei da compensação. Não caia na tentação de comer os restos do menu festivo. Muitos desses alimentos podem ser congelados e consumidos noutras ocasiões, ou pode mesmo usá-los como presente a instituições de caridade... Vai sentir-se bem consigo mesmo e eles vão agradecer!

2. Faça uma dieta depurativa. O mau funcionamento do estômago e do fígado impede a eliminação de toxinas que se acumulam e causam alguns problemas. Depois das festas, procure fazer uma dieta depurativa, eliminando todos os alimentos muito calóricos, ricos em gordura e ainda as bebidas alcoólicas.

3. Beba muita água. A água é a melhor forma de eliminar toxinas acumuladas. Além da água deve ingerir sumos de fruta naturais e bebidas isotónicas que lhe restabeleçam o equilíbrio hidroelectrolítico.

4. Evite fumar. Depois de refeições excessivas, é provável que sinta alguma acidez a nível gástrico. A nicotina activa a secreção de ácidos e pode danificar a mucosa gástrica.

5. Aposte nos suplementos. O excesso de álcool pode ter destruído algumas vitaminas e minerais essenciais, que devem ser repostos o mais rapidamente possível;

6. Faça exercício. Caminhar cerca de 30 a 40 minutos por dia ajuda-o/a a queimar calorias e a diminuir o apetite.

O truque básico está numa alimentação equilibrada, associada a actividade física moderada. Um pouco de força de vontade é muito importante para que não perca o auto-controle!

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