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NATAL COM SABOR E EQUILÍBRIO

Todos precisamos de ter momentos de descontração, sem pensar em restrições alimentares. O que não significa “estragar tudo” nem prejudicar a saúde. As festas de Natal são um desses momentos. E partilhamos consigo algumas sugestões para desfrutar do momento com equilíbrio e sem culpa. São pequenos truques que podem fazer a diferença.

 

Bacalhau ou Polvo com todos

Apesar do seu teor em colesterol, são pouco calóricos e por isso muito recomendáveis. Com batatas e legumes cozidos são pratos saudáveis e continuam a ser perfeitos para a tradição da Consoada. Coloque no prato uma maior quantidade de legumes. Se evitar regá-los com muito azeite não estará a comprometer o seu regime.

 

Peru assado

A carne de peru é magra, saborosa e riquíssima em proteínas. Evite comer a pele, ajuda a reduzir o teor de gordura ingerido. Para um prato equilibrado pode acompanhar com arroz, que até pode ter pinhões e passas, mas cozinhado com pouca gordura. As típicas batatas fritas? Troque-as por batatas assadas no forno, uma salada ou legumes salteados e verá que saberá e se sentirá muito melhor.
 

As sobremesas

Pronto! Agora é que vai tudo por água abaixo! Não necessariamente. O grande segredo nesta hora é conversar com o seu corpo. É verdade. Antes de se aproximar dos doces, pergunte-se se tem fome. Já adivinhou a resposta não já? Então sirva-se de todas as que tiver vontade… mas apenas uma pequena porção de cada. Vai sentir que comeu o que quis e deixará de fora muitas calorias. Além disso, acalmará o apetite e o desejo por mais doces.

Compensações que funcionam

Jejuar na véspera ou no dia seguinte às festas não resolve os excessos que comete durante as mesmas. Mas não se preocupe se não resistir às batatas e aos molhos, à lampreia de ovos ou ao bolo-rei! O momento é de desfrutar destes sabores que são o prazer único de uma Consoada tradicional. A verdadeira compensação consiste em gastar as calorias a mais. Uma parte delas já terá gasto nas corridas às compras de Natal, nas decorações e nas brincadeiras com os mais novos. E que tal umas boas caminhadas em família nos dias seguintes ao Natal? Talvez esteja aqui o equilíbrio que procura.

Um guia muito simples

Veja o nosso pequeno guia para comer sem culpa nas festas de Natal. De uma forma muito prática ficará com os truques principais na memória. 

 

EVITE

PREFIRA

 

  • Carnes gordas (pernil, presunto, etc.)
  • Partes gordas das carnes (asas, costelas, pele, etc.)
  • Enchidos e Queijos 
  • Fritos
  • Saladas com maionese
  • Grandes quantidades de frutas cristalizadas e frutos secos (nozes, amêndoas, etc.)
  • Vinhos brancos suaves e adocicados
  • Cerveja
 
  • Carnes magras (peru, frango, etc.);
  • Peixes magros (bacalhau) e molusco (polvo)
  • Partes magras da carne (peito, coxa sem gordura visível, etc.)
  • Saladas de fruta e legumes com molho de iogurte natural
  • Reduzir açúcar nas receitas de natal 
  • Pequenas quantidades de frutos secos (passas, figos, amêndoas, etc.)
  • Vinhos tintos ou brancos secos
  • Água, Chá e Sumos de frutas naturais
  • Por fim, faça uma caminhada desintoxicante na manhã seguinte.


Desfrute do Natal mais saudável, em família!

Tenha umas Boas Festas e um excelente Ano!

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