Saboreia a Vida | Nestlé
Saboreia a Vida | Nestlé

SOCIAL

NATAL COM SABOR E EQUILÍBRIO

Todos precisamos de ter momentos de descontração, sem pensar em restrições alimentares. O que não significa “estragar tudo” nem prejudicar a saúde. As festas de Natal são um desses momentos. E partilhamos consigo algumas sugestões para desfrutar do momento com equilíbrio e sem culpa. São pequenos truques que podem fazer a diferença.
 
Bacalhau ou polvo com todos
Apesar do seu teor em colesterol, são pouco calóricos e por isso muito recomendáveis. Com batatas e legumes cozidos são pratos saudáveis e continuam a ser perfeitos para a tradição da Consoada. Coloque no prato uma maior quantidade de legumes. Se evitar regá-los com muito azeite não estará a comprometer o seu regime.
 
Peru assado
A carne de peru é magra, saborosa e riquíssima em proteínas. Evite comer a pele, pois apresenta elevados teores de gordura. Para um prato equilibrado pode acompanhar com arroz, que até pode ter pinhões e passas, mas cozinhado com pouca gordura. As típicas batatas fritas? Troque-as por batatas assadas no forno, uma salada ou legumes salteados e verá que se sentirá muito melhor.
 
As sobremesas
Pronto! Agora é que vai tudo por água abaixo! Não necessariamente. O grande segredo nesta hora é conversar com o seu corpo. É verdade. Antes de se aproximar dos doces, pergunte-se se tem fome. Já adivinhou a resposta não já? Então sirva-se de todas as que tiver vontade... mas apenas uma pequena porção de cada. Vai sentir que comeu o que quis e deixará de fora muitas calorias. Além disso, acalmará o apetite e o desejo por mais doces.
 
Compensações que funcionam
Jejuar na véspera ou no dia seguinte às festas não resolve os excessos que comete durante as mesmas. Mas não se preocupe se não resistir às batatas e aos molhos, à lampreia de ovos ou ao bolo-rei! O momento é de desfrutar destes sabores que são o prazer único de uma Consoada tradicional. A verdadeira compensação consiste em gastar as calorias a mais. Uma parte delas já terá gasto nas corridas às compras de Natal, nas decorações e nas brincadeiras com os mais novos. E que tal umas boas caminhadas em família nos dias seguintes ao Natal? Talvez esteja aqui o equilíbrio que procura...
 
Um guia muito simples
Veja o nosso pequeno guia para comer sem culpa nas festas de Natal. De uma forma muito prática ficará com os truques principais na memória. 

 

EVITE

PREFIRA

 

  • Vinhos brancos suaves e adocicados
  • Cerveja
  • Carnes gordas (pernil, presunto, etc.)
  • Saladas com maionese
  • Partes gordas das carnes (asas, costelas, pele, etc.)
  • Grandes quantidades de frutas cristalizadas e frutos secos (nozes, amêndoas, etc.)
  • Vinhos tintos ou brancos secos
  • Água e sumos de frutas naturais
  • Carnes magras (peru, frango, etc.);
  • Saladas de fruta e legumes com molho de iogurte natural
  • Partes magras da carne (peito, coxa sem gordura visível, etc.)
  •  Pequenas quantidades de frutos secos (passas, figos, amêndoas, etc.)
  • Caminhada desintoxicante na manhã seguinte.


Destaque
 
Saiba mais sobre como recuperar das festas aqui.
 
PARTILHAR 28 LIKES

Glossário

Sugestões