Saboreia a Vida | Nestlé
Saboreia a Vida | Nestlé

SOCIAL

PORQUE DEVEMOS PREFERIR OS CEREAIS INTEGRAIS

CEREAIS INTEGRAIS – PORQUE DEVEMOS PREFERI-LOS

Os cereais são uma excelente fonte de energia e possuem um conjunto importante de nutrientes reguladores. São a base da alimentação humana. Mas quando refinados perdem muito do seu valor nutricional.
 
O que faz a refinação

O grão de cereal é composto por 3 secções: farelo (casca), endosperma e gérmen. O processo de refinação descasca o grão, eliminando o farelo, e retira-lhe o gérmen. Assim, a farinha branca é composta apenas pelo endosperma. Perde assim grande parte das proteínas, ácidos gordos, vitaminas, sais minerais e fibras empobrecendo substancialmente. Desta forma devemos incluir os cereais integrais na nossa alimentação, principalmente no pequeno-almoço.
 
Porquê cereais integrais ao pequeno-almoço? 

Os cereais integrais fornecem energia em duas fases:

1. Imediata: garantida pelos açúcares simples (que contribuem para a obtenção da energia necessária para começar o dia);
 
2. Mais lenta e progressiva: assegurada pela digestão dos hidratos de carbono complexos (amido) que vão sendo digeridos de forma progressiva, libertando gradualmente energia ao longo da manhã.

Por isso ingerir cereais integrais na primeira refeição do dia é, claramente, a melhor opção nutricional. Permite aproveitar toda a energia e benefícios dos cereais integrais que são um dos nossos mais importantes fornecedores de energia.

BENEFÍCIOS DOS CEREAIS INTEGRAIS  

A ciência já comprovou que, na sua forma integral, os cereais contribuem para evitar vários problemas de saúde.
Dados publicados no American Journal of Clinical Nutrition, reunidos no Framingham Offspring Study, revelam que:

- Os cereais integrais são uma opção nutricionalmente mais equilibrada do que os cereais refinados.

- O consumo regular de cereais integrais em vez das suas apresentações refinadas, está associado à redução do risco de desenvolvimento de doença cardiovascular, diabetes tipo 2 e à prevenção de certos tipos de cancro.

- Os cereais integrais promovem a saúde gastrointestinal e ajudam a manter um peso corporal saudável.
PARTILHAR 103 LIKES

Glossário

Sugestões