Fome e Saciedade
Alimentação Equilibrada

Fome e Saciedade

Sentir fome é uma das sensações mais básicas e naturais dos seres vivos e dela depende a tua sobrevivência.

Embora o mecanismo exato não seja ainda totalmente conhecido sabemos que é comandado pelo cérebro: quando os níveis de glicemia (açúcar no sangue) estão baixos, o organismo necessita de receber alimentos e sentimos “fome”. Após a ingestão de alimentos e com a recuperação da glicemia, o cérebro emite uma nova mensagem, desta vez de “saciedade”.

Saciedade

A partir do momento em que iniciamos a refeição são necessários cerca de 20 minutos para que nos sintamos saciados. Em termos práticos isto significa que comer devagar, pequenas garfadas de cada vez e mastigando bem a comida permite que a saciedade seja atingida com menor quantidade de alimentos.

Isto faz com que as pessoas que comem mais devagar e terminam a sua refeição mais tarde, na realidade comam menos.

Comer devagar para atingir a saciedade com menor ingestão de alimentos implica que nos levantemos da mesa com a sensação de que podíamos comer mais qualquer coisa. Não é a mesma coisa que nos levantarmos com fome, mas pelo menos que não se saia da mesa com o estômago cheio.

Esta questão da saciedade torna-se ainda mais importante quando pretendemos controlar ou perder peso. Sentir fome é dos piores inimigos de uma dieta. O truque é então recorrer a alimentos que tenham um baixo valor calórico mas sejam capazes de proporcionar satisfação e saciedade.

As fibras alimentares, principalmente as solúveis, são excelentes aliados para a saciedade: não fornecem energia e como absorvem água aumentando de volume no estômago simulam uma grande refeição e promovem a saciedade.

Na prática, alimentos ricos em fibras e/ou água como os hortícolas, principalmente as folhas, mas também os cereais integrais são ótimas escolhas.

Para maior saciedade

Alguns exemplos a que podes recorrer para aumentar a saciedade com baixo valor calórico:

  1. Sopa de legumes;
  2. Salada mista;
  3. Cereais de pequeno-almoço integrais;
  4. Barras de cereais integrais;
  5. Iogurtes com fibras;
  6. Bolachas integrais, sem açúcar.
 
 

também

Alimentação Equilibrada

“Come uma laranja que assim não ficas doente”, “estás doente? Isso é falta de fruta”, “come aqui…