Em que alimentos existem probióticos
Se chegaste até aqui, então muito provavelmente já sabes exatamente o que são probióticos e quais os benefícios que têm para o teu organismo, mais concretamente, para o intestino. O que talvez não saibas exatamente é em que alimentos é que podes encontrar estes microorganismos vivos.
Muito resumidamente, os probióticos são microorganismos vivos que se encontram em alguns alimentos e que, em quantidades adequadas, conferem benefícios à tua saúde. Os probióticos mais utilizados são as bactérias como os lactobacillus e as bifidobacterium.
Quando consumidos regularmente, os probióticos têm a capacidade de travar o desenvolvimento de algumas bactérias responsáveis por causar diversas patologias e de contribuir para o re-equilibro do teu intestino após a toma de alguns medicamentos como os antibióticos, que baixam a capacidade de resposta das defesas do teu corpo. Por outro lado, melhoram a digestão da lactose e promovem a absorção dos nutrientes, enquanto aumentam a tua imunidade e podem, por isso, diminuir as reações alérgicas.
Este são apenas alguns dos principais benefícios destes alimentos, que são, essencialmente, alimentos fermentados. Isto é, alimentos aos quais são adicionadas bactérias vivas que, depois, utilizam os hidratos de carbono naturalmente presentes nos alimentos para produzir ácido láctico, dióxido de carbono ou até mesmo álcool. Estes elementos geram, depois, o alimento fermentado.
Além dos benefícios para a saúde, os probióticos são usados muitas vezes como uma forma de intensificar o sabor de certos alimentos. No Japão, por exemplo, são muito utilizados para temperar arroz. Podem também ser utilizados para criar texturas em certos pratos caso se utilize, por exemplo, chucrute.
Agora que já conheces todos os benefícios dos probióticos, toma nota da lista de alimentos onde os podes encontrar e que deves introduzir na tua alimentação diária.
- Leites fermentados, tais como o iogurte e outras bebidas lácteas acidificadas;
- Queijos de pasta dura;
- Kombucha;
- Kefir;
- Pickles fermentados em água e sal marinho;
- Chucrute fermentada não pasteurizada;
- Soja fermentada, tal como se encontra na sopa de miso e no tempeh.
Podes encontrar qualquer um destes alimentos à venda em várias superfícies comerciais ou, se preferires, podes fazer os teus próprios alimentos probióticos em casa. Hoje em dia já é possível encontrares as bases necessárias para preparares kombucha, por exemplo. Já para o chucrute, basta teres uma couve branca, sal e vinagre para preparares este alimento fermentado.
Além de todos estes benefícios, uma das grandes vantagens de todos estes alimentos é que, por passarem por um processo de fermentação, têm um prazo de validade mais alargado do que outros.
Vê também
Alimentos
A fruta do dragão, também conhecida como pitaia, é tão interessante por dentro como é por fora. É…
Alimentos
É um item básico da despensa e da gastronomia portuguesa também. No entanto, se olharmos para as…