Saboreia a Vida | Nestlé
Saboreia a Vida | Nestlé

SOCIAL

CORPO

O cuidado com a pele do nosso corpo passa por alguns tratamentos simples que se podem fazer em casa. A história da cosmética é milenar e de facto, algumas das receitas mais antigas estão assinadas pela própria Cleópatra. A rainha do Egipto soube apreciar as propriedades cosméticas da mistura de flores, plantas e minerais e inclusivamente, registou-as por escrito. 
 
A pele é o maior órgão do nosso corpo e protege-o de agressões externas, contribuindo ainda para regular a sua temperatura. O primeiro dos cuidados que temos de proporcionar é procurar uma nutrição e hidratação adequadas através da dieta alimentar. 
 
A melhor hidratação é a que se faz a partir de dentro, pelo que beber no mínimo um litro e meio de água por dia deve tornar-se num hábito. 
 
ESFOLIAÇÃO COM SAL GROSSO E AZEITE

Também se devem eliminar as células mortas e as impurezas que chegam a tapar os poros, impedindo a oxigenação da pele, e absorvem os nutrientes que proporcionamos por via tópica. Isto consegue-se com uma máscara esfoliante que se pode fazer em casa com cinco mãos de sal grosso e uma colher de azeite.

Misturam-se os ingredientes numa taça e, após o banho ou duche, espalha-se por todo o corpo com uma massagem enérgica. Nas zonas em que a pele esteja mais ressequida como os cotovelos ou calcanhares será necessário esfregar com mais força.

Quando tivermos esfoliado todo o corpo, podemos retirar os restos de sal e azeite com água e gel de banho.

A pele ficará cuidada, suave e pronta para o tratamento seguinte: a máscara nutritiva.

MÁSCARA NUTRITIVA DE CHOCOLATE

Um dos riscos que a pele do corpo corre é o de apresentar um certo grau de secura. Com frequência pode acontecer que não se proporcione a hidratação de que necessita após o banho, pelo que uma ou duas vezes por semana, podemos proporcionar-lhe uma nutrição e hidratação extra com uma máscara de chocolate:
  1. Para este cuidado com a pele é necessário preparar duas tabletes de chocolate puro, se possível sem açúcar, e um pouco de óleo de amêndoas doces.
  2. Derrete-se o chocolate em banho-maria e junta-se-lhe o óleo.
  3. Há que mexer até que o chocolate e o óleo formem um creme. Certifique-se de que não endurece, pelo que é melhor não deixar arrefecer a mistura.
TRATAMENTO PARA A PELE “ANTI-IDADE"

Por fim, também será benéfico fazer um tratamento anti-idade à pele do corpo. Para isso, podemos utilizar uma máscara antioxidante que se pode fazer com vinho tinto e mel:

  1. Basta misturar um copo de vinho tinto com dez colheres de mel até conseguir uma textura cremosa; se o mel for de textura líquida poderá precisar de mais umas colheres
  2. Quando a mistura estiver pronta, aplique-a sobre o corpo e deixe atuar durante 15 minutos.
  3. Retire-a com água morna e um sabonete suave.
Adote estes cuidados com a pele e obterá resultados saudáveis e eficazes.

Sabia que: O chocolate tem múltiplas aplicações cosméticas, e que ainda se investiga para descobrir novas aplicações neste campo?
PARTILHAR 86 LIKES

Sugestões