Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.
Como andar de bicicleta em segurança em tempos de pandemia
Dicas Saudáveis

Como andar de bicicleta em segurança em tempos de pandemia

Nos últimos anos, foram cada vez mais as pessoas que optaram por deixar o carro em casa, que evitaram os aglomerados de pessoas nos transportes públicos e que passaram a utilizar a bicicleta como principal meio de transporte. E se há uns meses a maioria alegava que tinha feito esta opção por ques-tões ambientais ou para conseguir fazer algum exercício físico, hoje há um motivo bastante mais forte que faz muitos escolherem a bicicleta como meio de transporte: a pandemia.

Com os ginásios fechados, os transportes públicos reduzidos e o trânsito que se foi intensificando pelas cidades — até porque muitos optaram por usar o carro diariamente — a bicicleta passou a ser a solução ideal, não só como meio de transporte, mas também como forma de fazer exercício físico no dia a dia. Mas tal como na corrida, também há algumas medidas de segurança que devem ser adotadas para andar de bicicleta ao ar livre.

Toma nota de algumas dicas que não podem falhar caso queiras ir dar um passeio de bicicleta em família ou se quiseres escolher este meio de transporte para o dia a dia.

Manter a distância de segurança

Há várias medidas que se devem adotar ao andar de bicicleta ao ar livre durante este tempo de pandemia. Uma delas, e talvez a mais importante, é o distanciamento social. Segundo um estudo*1  publicado pela Katholieke Universiteit Leuven, na Bélgica, e pela Eindhoven University of Technology, nos Países Baixos, citado pelo jornal “Expresso”, é importante que mantenha, pelo menos, dez metros de distância de outros ciclistas, a não ser que morem juntos.

Utilizar os corredores próprios

Esta é uma medida de segurança que deve ser adotada em qualquer altura do ano, até porque há cada vez mais espaços próprios para os ciclistas andarem nas grandes cidades. Em percursos onde seja pos-sível estar fora da estrada, o ideal é recorrer sempre a uma ciclovia para circular. Além de ser mais seguro, é mais fácil manter a devida distância dos peões e de outros ciclistas.

Com ou sem máscara?

Esta é uma das maiores dúvidas para os ciclistas, sejam os que acabaram de descobrir esta modalidade ou aqueles que a praticam já há mais tempo. Para José Gomes Pereira, diretor de medicina desportiva do Comité Olímpico de Portugal, correr de máscara não será a melhor ideia, já que não facilita o es-forço do exercício, tal como explica ao jornal “Expresso”.

O mesmo se poderá aplicar à bicicleta, já que geralmente é uma atividade que implica algum esforço. Mas, ao deixar a máscara em casa, há que aplicar as devidas medidas de distanciamento social.

*1 - B. Blocken , F. Malizia , et al, Towards aerodynamically equivalent COVID-19 1.5 m social distancing for walking and running. Disponível em: http://www.urbanphysics.net/COVID19_Aero_Paper.pdf

 

também

Dicas Saudáveis

A cozinha é, provavelmente, a zona da casa onde se produz mais lixo. Até um simples snack a meio da…

Dicas Saudáveis

Trabalhar a partir de casa nem sempre é fácil. Uma das dificuldades mais comuns é a ausência dos…

Dicas Saudáveis

Temos mais tempo livre para fazer certas coisas que quase nunca conseguíamos, mas menos…