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PRATICAR DESPORTO - DÚVIDAS

Tem dúvidas sobre se está a praticar um exercício com a intensidade adequada ou qual é a melhor hora para praticar desporto? De seguida apresenta-se de forma breve a resposta a algumas das perguntas mais frequentes sobre a prática de exercício físico.

POSSO PRATICAR QUALQUER DESPORTO SEM PÔR EM PERIGO A MINHA SAÚDE?
É recomendável que faça um exame médico antes de começar a prática regular de qualquer desporto, especialmente se este exigir um grande esforço.


QUAIS OS DESPORTOS MAIS RECOMENDADOS PARA NOS MANTERMOS EM FORMA?
Para pessoas saudáveis, a natação é um desporto excelente para manter o corpo em forma. O ciclismo e a ginástica trazem também muitos benefícios, estando ao alcance de todos.


O AQUECIMENTO É IMPORTANTE ANTES DE PRATICAR DESPORTO?
Os exercícios de aquecimento ajudam a preparar os músculos para o esforço físico, reduzindo o risco de lesões.


COMO SEI SE ESTOU A FAZER O EXERCÍCIO COM A INTENSIDADE ADEQUADA?
Existe uma fórmula matemática. De forma prática, poderá verificar se quando está a fazer exercício físico consegue, ao mesmo tempo, falar. Se assim for, está a aplicar uma intensidade média, o que é muito positivo. 


POR QUE RAZÃO APARECEM AS “PICADELAS” AO PRATICAR DESPORTO?
Essa dor, como de agulhas a picar, popularmente chamada de “picadelas” aparece 24 horas depois de ter acabado a actividade física e são o sintoma de que o exercício foi demasiado intenso. As picadelas e as pequenas cãibras são provocadas pelo excesso de ácido láctico no músculo quando o forçamos em demasia. Nunca deverão durar mais de três dias.


SE ME SENTIR CANSADO DURANTE O EXERCÍCIO O QUE DEVO FAZER?
Diminuir a intensidade do exercício até que a respiração seja quase normal, de forma a poder conversar com alguém. Nunca pare de forma brusca. Faça exercícios de mobilidade e alongamentos antes de se sentar definitivamente.


QUAL A MELHOR HORA DO DIA PARA PRATICAR DESPORTO?
Qualquer hora do dia é boa, mas não é recomendável que inicie o exercício antes de acabar a digestão, nem a horas do dia em que se verifiquem temperatura muito elevadas ou demasiado baixas.


PRATICAR DESPORTO AJUDA A PERDER PESO?
Sim, sempre e quando segue uma alimentação equilibrada e adequada às necessidades individuais. O exercício físico por si só não é a solução para perder peso. Contribui para queimar calorias mas também para o desenvolvimento muscular, o qual se reflete num aumento de peso. 


NÃO TENHO TEMPO PARA PRATICAR DESPORTO. QUE POSSO FAZER?
A vida quotidiana oferece-nos numerosas oportunidades para realizar actívidade física, como caminhar, subir escadas, etc.
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