Saboreia a Vida | Nestlé
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SOCIAL

POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Política de Privacidade da Nestlé
Data efetiva: 15 de maio de 2018
 
ÂMBITO DA PRESENTE POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Pedimos-lhe que leia esta Política de Privacidade (“Política”) cuidadosamente para compreender as políticas e práticas da Nestlé relativas aos seus Dados Pessoais e à forma de tratamento dos mesmos. 

Esta Política explica como os Dados Pessoais dos Consumidores são recolhidos, utilizados e divulgados pelas entidades Nestlé, como apresentado na secção de responsáveis pelo tratamento de dados e contactos (Secção 12) (“Nestlé”). Também inclui informação sobre como o Consumidor poderá aceder e atualizar os seus Dados Pessoais e como realizar determinadas escolhas sobre a forma como os seus Dados Pessoais são tratados.

Esta política abrange as atividades de recolha de dados online e offline da Nestlé, incluindo Dados Pessoais que esta recolhe através de vários canais, tais como websites, apps, redes sociais de terceiros, serviços de apoio ao Consumidor, pontos de venda e eventos. Note-se que a Nestlé combina os Dados Pessoais que recolhe através de um método (por exemplo, website Saboreia a Vida) com os Dados Pessoais que recolhe através de outro (como por exemplo, evento offline da Nestlé). Para além disso, a Nestlé combina os Dados Pessoais que foram originalmente recolhidos por diferentes entidades Nestlé ou por parceiros da Nestlé. Por favor consulte a Secção 9 para mais informações sobre como se opor a esta ação.

Se o Consumidor não fornecer os Dados Pessoais necessários (a Nestlé indicará quando for o caso, por exemplo, ao tornar esta informação clara nos formulários de inscrição), a Nestlé poderá não ser capaz de fornecer os seus bens e/ou serviços. Esta Política poderá ser esporadicamente alterada (consulte a Secção 11). 

A presente Política fornece informação importante nas seguintes áreas:

1. FONTES DE DADOS PESSOAIS

2. DADOS PESSOAIS QUE A NESTLÉ RECOLHE SOBRE O CONSUMIDOR E A FORMA COMO O FAZ

3. DADOS PESSOAIS DE CRIANÇAS

4. COOKIES/TECNOLOGIAS SEMELHANTES, FICHEIROS DE REGISTO E WEB BEACONS

5. UTILIZAÇÃO DADA AOS DADOS PESSOAIS DO CONSUMIDOR

6. DIVULGAÇÃO DOS DADOS PESSOAIS DO CONSUMIDOR

7. RETENÇÃO DOS DADOS PESSOAIS DO CONSUMIDOR

8. ARMAZENAMENTO E/OU TRANSFERÊNCIA DOS DADOS PESSOAIS DO CONSUMIDOR

9. ACESSO AOS DADOS PESSOAIS DO CONSUMIDOR

10. AS ESCOLHAS DO CONSUMIDOR SOBRE COMO A NESTLÉ UTILIZA E DIVULGA OS SEUS DADOS PESSOAIS

11. ALTERAÇÕES À POLÍTICA DA NESTLÉ

12. RESPONSÁVEIS PELO TRATAMENTO DE DADOS E CONTACTO


1. FONTES DE DADOS PESSOAIS

Esta Política aplica-se a todos os Dados Pessoais que a Nestlé recolhe do e sobre o Consumidor, através dos métodos descritos abaixo (consultar Secção 2), das seguintes fontes:

Websites Nestlé. Websites direcionados ao Consumidor operados pela ou para a Nestlé, incluindo sites que a Nestlé opera sob os próprios domínios/URL e mini-sites que utiliza em redes sociais de terceiros, tais como o Facebook (“Websites”).

Sites móveis/apps Nestlé. Sites ou aplicações móveis direcionadas ao Consumidor operadas pela ou para a Nestlé, tais como aplicações para smartphones.

E-mail, mensagens de texto (SMS) e outras mensagens eletrónicas. Comunicações eletrónicas entre o Consumidor e a Nestlé.

SAC Nestlé. Comunicações com o Serviço ao Consumidor da Nestlé  (“SAC”).

Formulários de inscrição offline. Registos impressos e formulários similares que a Nestlé recolhe através de, por exemplo, correio postal, demonstrações em lojas , concursos e outras promoções ou eventos.

Interações com publicidade. Interações com os anúncios publicitários da Nestlé (por exemplo, se o Consumidor interagir com um dos anúncios da Nestlé em sites de terceiros, poderemos receber informações sobre essa interação).

Dados criados pela Nestlé. No decurso das interações do Consumidor com a Nestlé, poderemos criar Dados Pessoais sobre o mesmo (por exemplo, registos de compras realizadas nos nossos sites).
Dados de outras fontes. Redes sociais de terceiros (por exemplo, Facebook, Google) ou pesquisas de mercado (se o feedback não for fornecido de forma anónima).
 

2. DADOS PESSOAIS QUE A NESTLÉ RECOLHE SOBRE O CONSUMIDOR E A FORMA COMO O FAZ

Dependendo de como o Consumidor interage com a Nestlé (online, offline, ao telefone, etc.), a Nestlé recolhe vários tipos de informações, conforme descrito abaixo.

Dados pessoais de contacto. Isto inclui quaisquer informações fornecidas pelo Consumidor, as quais permitam à Nestlé contactá-lo, tais como o nome, endereço postal, endereço de e-mail, detalhes de redes sociais ou número de telefone.

Informação de acesso à conta. Qualquer informação necessária para aceder ao perfil da conta do Consumidor. Esta poderá incluir o ID de login/endereço de e-mail, nome de utilizador, palavra-passe sob forma irrecuperável e/ou pergunta e resposta de segurança do Consumidor.

Informação demográfica e interesses. Qualquer informação que descreva as características demográficas ou comportamentais do Consumidor. Esta poderá incluir a data de nascimento, idade ou faixa etária, género, localização geográfica (por exemplo, código postal), produtos favoritos, hobbies, interesses e informações de agregado familiar e estilo de vida do Consumidor.

Informação técnica sobre o computador / dispositivo móvel. Qualquer informação sobre o sistema informático ou outros dispositivos tecnológicos que o Consumidor utiliza para aceder a um dos Websites ou aplicações da Nestlé, tais como o endereço de protocolo da Internet (IP) utilizado para ligar o computador ou dispositivo do Consumidor à Internet, tipo de sistema operativo e tipo e versão de navegador da Internet. Se o Consumidor aceder a um site ou aplicação da Nestlé através de um dispositivo móvel, como um smartphone, as informações recolhidas também incluirão, quando permitido, o ID exclusivo do dispositivo, a identificação da publicidade, a localização geográfica e outros dados semelhantes do dispositivo móvel.

Informação sobre a utilização de Websites/comunicações. Quando o Consumidor navega através dos Websites ou newsletters da Nestlé, interagindo com estes, a Nestlé utiliza tecnologias de recolha automática de dados para recolher determinada informação sobre as ações do Consumidor. Isto inclui informações tais como os links onde o Consumidor clica, as páginas ou conteúdo que visualiza e durante quanto tempo, e outra informação semelhante e estatísticas sobre as suas interações, tais como tempos de resposta da página, erros de download e duração das visitas a determinadas páginas. Estas informações são captadas utilizando tecnologias automatizadas como os cookies (cookies de navegador, cookies flash) e web beacons; informações também recolhidas através da utilização de tracking de terceiros. O Consumidor tem direito a opor-se à utilização de tais tecnologias. Para mais detalhes, consulte a Secção 4.

Pesquisa de mercado e feedback do Consumidor.
Isto inclui informação que o Consumidor partilha voluntariamente com a Nestlé sobre a sua experiência na utilização dos produtos e serviços que esta oferece.

Conteúdo gerado pelo Consumidor. Refere-se a qualquer conteúdo que o Consumidor cria e depois partilha com a Nestlé nas redes sociais de terceiros ou envia para um dos websites ou aplicações da Nestlé, incluindo o uso de aplicações de redes sociais de terceiros, como o Facebook. Os exemplos podem incluir fotografias, vídeos, histórias pessoais ou outros meios e conteúdos semelhantes. Quando permitido, a Nestlé poderá recolher e publicar conteúdo gerado pelo Consumidor relativo a uma variedade de atividades, incluindo concursos e outras promoções, atributos do website, envolvimento do Consumidor e redes sociais de terceiros.

Informações de redes sociais de terceiros. Refere-se a qualquer informação que o Consumidor partilhe publicamente numa rede social de terceiros ou informações que façam parte do seu perfil numa rede social de terceiros (como o Facebook) e que o Consumidor permite que a rede social de terceiros partilhe com a Nestlé. Exemplos incluem as informações básicas da conta do Consumidor (por ex. nome, endereço de e-mail, sexo, data de nascimento, cidade atual, fotografia do perfil, ID do utilizador, lista de amigos, etc.) e qualquer outra informação adicional ou atividades que o Consumidor permite à rede social de terceiros partilhar. A Nestlé recebe as informações do perfil do Consumidor da rede social de terceiros (ou partes delas) sempre que este faz o download ou interage com uma aplicação da Nestlé numa rede social de terceiros, como o Facebook, sempre que usa um recurso de rede social integrado num site Nestlé (como o Facebook Connect) ou sempre que interage com a Nestlé através de uma rede social de terceiros. Para obter mais informações sobre como as informações do Consumidor numa rede social de terceiros são obtidas pela Nestlé ou para desativar a partilha dessas informações de redes sociais, visite o site da rede social de terceiros relevante.

Pagamento e informações financeiras.
Qualquer informação necessária para concluir uma encomenda ou que o Consumidor utiliza para efetuar uma compra, tal como detalhes do seu cartão de débito ou de crédito (nome do titular, número do cartão, data de validade, etc.) ou outras formas de pagamento (se disponíveis). Em todo o caso, a Nestlé ou os seus prestadores de serviços de processamento de pagamentos trata do pagamento e das informações financeiras em conformidade com as leis, regulamentos e normas de segurança aplicáveis, tais como o PCI DSS.

Chamadas para o SAC. As comunicações com o SAC poderão ser gravadas ou escutadas de acordo com as leis aplicáveis para as necessidades operacionais locais (por exemplo, para propósitos de formação ou qualidade). Os detalhes de cartões de pagamento não são registados. Quando exigido por lei, o Consumidor será informado sobre tal registo no início da sua chamada.

Dados Pessoais Sensíveis. A Nestlé não procura recolher ou processar dados pessoais sensíveis no decurso normal da atividade. Quando se revele necessário processar dados pessoais sensíveis do Consumidor por qualquer motivo, a Nestlé apenas o faz nos casos em que o Consumidor voluntariamente prestou o seu prévio consentimento expresso (por exemplo, para fins de marketing). Se a Nestlé processar os dados pessoais sensíveis do Consumidor para outras finalidades, apenas o faz com base nos seguintes fundamentos: (i) deteção e prevenção de atividades ilícitas (incluindo a prevenção de fraude); e (ii) de conformidade com a lei aplicável (por exemplo, para cumprir com os relatórios de diversidade da Nestlé).


3. DADOS PESSOAIS DE CRIANÇAS

Não solicitamos ou recolhemos voluntariamente dados pessoais de crianças com idade inferior a 13 anos. Se descobrirmos que recolhemos inadvertidamente dados pessoais de uma criança abaixo dos 13 anos, eliminaremos de imediato dos nossos registos os dados pessoais dessa criança. No entanto, a Nestlé pode recolher dados pessoais sobre crianças com idade inferior a 13 anos pelos pais ou por um responsável legal que consinta expressamente nessa recolha.
 

4. COOKIES/TECNOLOGIAS SEMELHANTES, FICHEIROS DE REGISTO E WEB BEACONS

Cookies/tecnologias semelhantes. Consulte a nossa Política de Cookies para saber como poderá gerir as suas definições de cookies e para informações detalhadas sobre os cookies que a Nestlé utiliza, bem como as finalidades da sua utilização.

Ficheiros de Registo. A Nestlé poderá recolher informações no formato de ficheiros de registo que registam a atividade no website e recolhem estatísticas sobre os hábitos de navegação do Consumidor. Estas entradas são geradas automaticamente e ajudam a Nestlé a solucionar erros, melhorar o desempenho e a manter a segurança dos seus websites.

Web Beacons. Os web beacons (também conhecidos como “web bugs”) são pequenas sequências de código que fornecem uma imagem gráfica numa página web ou num email com o objetivo de voltar a transferir a informação para a Nestlé. As informações recolhidas através de web beacons irão incluir informações como o endereço de IP e informações sobre como o Consumidor responde a uma campanha de e-mail (por exemplo, a que horas foi o e-mail aberto, em que links o Consumidor clicou no e-mail, etc.). A Nestlé irá utilizar web beacons nos seus websites ou irá inclui-los nos e-mails que enviar ao Consumidor. A Nestlé utiliza informação dos web beacons para várias finalidades, incluindo, mas não se limitando a, relatórios sobre o tráfego no site, contagem de visitantes únicos, auditoria e relatórios sobre e-mails, publicidade e personalização.


5. UTILIZAÇÃO DADA AOS DADOS PESSOAIS DO CONSUMIDOR

As seguintes alíneas descrevem as diversas finalidades para as quais a Nestlé recolhe e utiliza os Dados Pessoais do Consumidor, bem como os diferentes tipos de Dados Pessoais que são recolhidos para cada finalidade. Note que nem todas as utilizações abaixo serão relevantes para todas as pessoas.



Em que utilizamos os Dados Pessoais do Consumidor

Os fundamentos da Nestlé

Os interesses legítimos da Nestlé

Serviço ao Consumidor. A Nestlé utiliza os Dados Pessoais do Consumidor com a finalidade de prestar apoio ao Consumidor, incluindo dar resposta às perguntas deste. Isto normalmente requer a utilização de determinadas informações pessoais de contacto e informações sobre o motivo da pergunta do Consumidor (por ex., estado da encomenda, questões técnicas, dúvida/queixa em relação a um produto, questões gerais, etc.).

  • Cumprimento de obrigações contratuais
  • Cumprimento de obrigações legais
  • Interesses legítimos da Nestlé

 

  • Melhorar e desenvolver novos produtos e serviços
  • Ser mais eficiente

Concursos, marketing e outras promoções. Com o consentimento do Consumidor (quando necessário), a Nestlé utiliza os Dados Pessoais do Consumidor para lhe fornecer informações sobre bens e serviços (por exemplo, comunicações de marketing ou campanhas e promoções). Isto pode ser feito através e-mail, anúncios, SMS, chamadas telefónicas e correspondências postais na medida permitida pela legislação aplicável. Algumas das campanhas e promoções da Nestlé são conduzidas em websites e/ou redes sociais de terceiros. Esta utilização dos Dados Pessoais do Consumidor é voluntária, o que significa que este se pode opor (ou retirar o seu consentimento em determinados países) ao tratamento dos seus Dados Pessoais para estes efeitos. Para informações detalhadas sobre como modificar as preferências sobre comunicações de marketing, consulte as Secções 9 e 10 abaixo. Para mais informações sobre os concursos e outras promoções da Nestlé, consulte os regulamentos ou termos e condições incluídos em cada concurso/promoção.

  • Consentimento do Consumidor (quando necessário)
  • Cumprimento de obrigações contratuais
  • Interesses legítimos da Nestlé
  • Apurar quais dos produtos e serviços que a Nestlé oferece possam interessar ao Consumidor e falar-lhe sobre eles
  • Definir os tipos de Consumidores para novos produtos ou serviços

Redes sociais de terceiros: A Nestlé utiliza os Dados Pessoais do Consumidor quando este interage com as ferramentas das redes sociais de terceiros, tais como as funções “Gostar”, para servir o Consumidor com anúncios e interagir com este através das redes sociais de terceiros. Poderá saber mais sobre como estas ferramentas funcionam, quais os dados de perfil do Consumidor que a Nestlé obtém e descobrir como optar por negar o consentimento ao rever as políticas de privacidade das redes sociais relevantes de terceiros.

  • Consentimento do Consumidor (quando necessário)

  • Interesses legítimos da Nestlé
  • Apurar quais dos produtos e serviços que a Nestlé oferece possam interessar ao Consumidor e falar-lhe sobre eles

  • Definir os tipos de Consumidores para novos produtos ou serviços

Personalização (offline e online). Com o consentimento do Consumidor (quando necessário), a Nestlé utiliza os Dados Pessoais do Consumidor (i) para analisar as suas preferências e hábitos, (ii) antecipar as suas necessidades com base na análise feita pela Nestlé sobre o perfil do Consumidor, (iii) melhorar e personalizar a experiência deste nos websites e aplicações da Nestlé; (iv) garantir que o conteúdo dos websites/aplicações da Nestlé seja otimizado para o Consumidor e para o seu computador ou dispositivo; (v) fornecer publicidade e conteúdo direcionados, e (vi) permitir que o Consumidor participe em ferramentas interativas, quando este optar por fazê-lo. Por exemplo, a Nestlé relembra o Consumidor do seu ID de login/endereço de e-mail ou nome de utilizador para que possa fazer login rapidamente na sua próxima visita ao website ou para que possa recuperar facilmente os artigos que colocou previamente no carrinho de compras. Com base nestas informações e com o consentimento do Consumidor (quando necessário), a Nestlé também mostra conteúdo específico Nestlé ou promoções que são adaptadas aos interesses do Consumidor. A utilização dos Dados Pessoais do Consumidor é voluntária, o que significa que este se pode opor ao tratamento dos seus Dados Pessoais para este fim. Para informações detalhadas sobre como optar por negar o consentimento, consulte a Secção 10 abaixo.

Processamento de encomendas. A Nestlé utiliza os Dados Pessoais do Consumidor para processar e enviar as suas encomendas, para o informar do estado das suas encomendas, corrigir endereços e realizar verificação da identidade e outras atividades de deteção de fraudes. Isto envolve a utilização de determinados Dados Pessoais e informações de pagamento.

  • Cumprimento de obrigações contratuais

  • Consentimento do Consumidor (quando necessário)
  • Cumprimento de obrigações legais
  • Interesses legítimos da Nestlé

 

  • Melhorar e desenvolver novos produtos e serviços
  • Ser mais eficiente
  • Proteger os bens e o pessoal da Nestlé

 

Outras finalidades gerais (por exemplo, pesquisa de mercado ou interna, análise, segurança). De acordo com as leis aplicáveis, a Nestlé utiliza os Dados Pessoais do Consumidor para outras finalidades gerais de negócios, como conduzir pesquisas internas ou de mercado e medir a eficácia de campanhas publicitárias. A Nestlé reserva-se o direito, caso o Consumidor tenha várias contas de Consumidor, de conciliar essas contas numa única. A Nestlé também utiliza os Dados Pessoais do Consumidor para garantir a segurança.

Motivos legais ou fusão/aquisição. No caso da Nestlé ou dos seus bens serem adquiridos ou fundidos noutra empresa, inclusive por meio de falência, a Nestlé irá compartilhar os Dados Pessoais do Consumidor com qualquer um dos seus sucessores legais. A Nestlé também irá divulgar os Dados Pessoais do Consumidor a terceiros (i) quando exigido pela legislação aplicável; (ii) em resposta a processos judiciais; (iii) em resposta a uma solicitação de um órgão de aplicação da lei competente; (iv) para proteger os direitos, privacidade, segurança ou propriedade da Nestlé, ou o público; ou (v) para impor os termos de qualquer contrato ou os termos do website da Nestlé.

  • Cumprimento de obrigações legais
  • Interesses legítimos da Nestlé
  • Cumprimento de obrigações legais
  • Proteger os bens e o pessoal da Nestlé

 
6. DIVULGAÇÃO DOS DADOS PESSOAIS DO CONSUMIDOR

Além das entidades da Nestlé ou parceiros ad-hoc no país (responsáveis pelas operações da Nestlé) mencionadas na secção de responsáveis pelo tratamento de dados e contactos (consulte a Secção 12), a Nestlé partilha os Dados Pessoais do Consumidor com as seguintes organizações:

Prestadores de serviços. Tratam-se de empresas externas que a Nestlé utiliza para assistência e suporte nos seus negócios (por exemplo, processamento de encomendas, processamento de pagamentos, deteção de fraudes e verificação de identidade, operação de websites, empresas de pesquisa de mercado, serviços de apoio, promoções, desenvolvimento de websites, análise de dados, SAC, etc.). Os prestadores de serviços e a sua equipa selecionada só têm permissão para aceder e usar os Dados Pessoais do Consumidor em nome e por conta da Nestlé, para as tarefas específicas que lhes foram solicitadas, com base nas instruções dadas pela Nestlé, sendo obrigados a manter os Dados Pessoais do Consumidor confidenciais e seguros. Quando exigido pela legislação aplicável, o Consumidor poderá obter uma lista dos fornecedores que tratam os seus Dados Pessoais (consulte a Secção 12 para contactar a Nestlé).

Agências de informação de crédito / de cobrança. Na medida do permitido pela lei aplicável, as agências de informação de crédito e de cobrança são empresas externas que a Nestlé utiliza para assistência na verificação da idoneidade creditícia do Consumidor (em particular para encomendas com fatura) ou para cobrar faturas pendentes.

Empresas de terceiros a utilizar os Dados Pessoais para os seus próprios fins de marketing. A Nestlé não licencia nem vende os Dados Pessoais do Consumidor a empresas de terceiros para os seus próprios fins de marketing, exceto em situações em que o Consumidor tenha dado consentimento. A identidade destes terceiros será divulgada no momento em que a autorização do Consumidor for solicitada.
Destinatários de terceiros a utilizar os Dados Pessoais por motivos legais ou devido a fusão/aquisição. A Nestlé irá divulgar os Dados Pessoais do Consumidor a terceiros por motivos legais ou no contexto de uma aquisição ou fusão (consultar Secção 5 para mais detalhes).


7. RETENÇÃO DOS DADOS PESSOAIS DO CONSUMIDOR

A Nestlé tomará as medidas razoáveis para assegurar que os Dados Pessoais serão apenas tratados durante o tempo necessário para satisfazer as finalidades previstas na presente Política de Privacidade. Os critérios para determinar o período de conservação dos Dados Pessoais do Consumidor são os seguintes: 

a)A Nestlé conservará cópias dos Dados Pessoais numa forma que permita a identificação durante:
i.A duração da relação com o Consumidor (ex.: quando o Consumidor está incluído numa lista de envio de newsletters e não deixou de a subscrever);
ii.O período em que os Dados Pessoais são necessários em conexão com as finalidades previstas na presente Política de Privacidade e a Nestlé tem um fundamento legal para os manter;

Acresce ainda,


b)A duração de: i) qualquer período legal aplicável (ex.: período legalmente previsto para que o Consumidor possa intentar uma ação judicial) e ii) um período adicional de 2 meses após o período supra descrito (de forma a que a Nestlé possa identificar quaisquer Dados Pessoais de um consumidor que possa intentar uma ação judicial após o período previsto em i), e

c)Adicionalmente, se quaisquer ações judiciais relevantes forem intentadas, a Nestlé poderá continuar a processar os Dados Pessoais do Consumidor durante o período necessário que durar a respetiva ação judicial.

Durante as situações descritas nas alíneas b) i) e b) ii), a Nestlé restringirá o tratamento de dados ao armazenamento e a aplicar as respetivas medidas de segurança, exceto se esses Dados Pessoais necessitarem de ser revistos ou acedidos na sequência de alguma reclamação ou qualquer obrigação legalmente prevista.

Após os períodos previstos nas alíneas a), b) e c) estarem concluídos, a Nestlé eliminará de forma permanente ou destruirá os Dados Pessoais do Consumidor ou, em alternativa, poderá ainda anonimizá-los.


8. DIVULGAÇÃO, ARMAZENAMENTO E/OU TRANSFERÊNCIA DOS DADOS PESSOAIS DO CONSUMIDOR

A Nestlé utiliza várias medidas razoáveis (descritas abaixo) para manter os Dados Pessoais do Consumidor confidenciais e seguros. Note-se, no entanto, que tais proteções não se aplicam às informações que o Consumidor escolhe partilhar em áreas públicas, tais como redes sociais de terceiros.

Pessoas que podem aceder aos Dados Pessoais do Consumidor. Os Dados Pessoais do Consumidor serão tratados por colaboradores da Nestlé ou por prestadores de serviços autorizados, acedendo apenas aos dados estritamente necessários, dependendo das finalidades específicas para as quais os Dados Pessoais do Consumidor foram recolhidos (por exemplo, a equipa responsável pelos assuntos de apoio ao Consumidor terá acesso ao registo de Consumidor).

Medidas aplicadas em ambientes operacionais. A Nestlé guarda os Dados Pessoais do Consumidor em ambientes operacionais que usam medidas de segurança razoáveis para impedir o acesso não autorizado. A Nestlé segue normas razoáveis para proteger os Dados Pessoais. A transmissão de informações através da Internet não é, infelizmente, completamente segura e, embora a Nestlé faça todos os esforços para proteger os Dados Pessoais do Consumidor, não poderá garantir a segurança dos dados durante a transmissão através dos websites ou aplicações da Nestlé.

Medidas que o Consumidor deverá adotar. É importante que o Consumidor também tenha um papel ativo em manter os seus Dados Pessoais seguros e protegidos. Ao inscrever-se numa conta online, o Consumidor deverá escolher uma palavra-passe que seja difícil para outros adivinharem e nunca revelar a sua palavra-passe a ninguém. O Consumidor é responsável por qualquer uso da sua conta e por manter essa palavra-passe confidencial. Caso o Consumidor utilize um computador partilhado ou público, nunca deverá selecionar a opção de relembrar os seus dados de acesso, e-mail ou palavra-passe e certificar-se de que termina a sessão sempre que sai do computador. O Consumidor também deverá fazer uso de quaisquer configurações ou controlos de privacidade que a Nestlé fornece no seu website ou aplicações.


Transferência dos Dados Pessoais do Consumidor. A armazenagem, assim como o processamento dos Dados Pessoais do Consumidor supra descritos podem requerer que os Dados Pessoais possam em última instância ser transferidos/transmitidos para e/ou armazenados num país que não seja a residência do Consumidor, designadamente, mas não limitado a Alemanha ou Suíça.

A Nestlé pode igualmente transferir dados para países fora da Área Económica Europeia (ex.: outras sociedades Nestlé), incluindo para países com regras diferentes de proteção de dados daquelas aplicadas na União Europeia. Para essas situações, a Nestlé celebrou cláusulas contratuais gerais aprovadas pela Comissão Europeia (tendo o consumidor direit0 de solicitar uma cópia à Nestlé das referidas cláusulas, contactando a Nestlé para o efeito) e/ou solicitará o consentimento do Consumidor para essas transferências, quando legalmente aplicável.
 

9. DIREITOS DO CONSUMIDOR RELATIVAMENTE AOS SEUS DADOS PESSOAIS 

Acesso a dados pessoais. O Consumido tem o direito de aceder, rever e solicitar uma cópia física ou eletrónica das informações mantidas sobre o mesmo. O Consumidor também tem o direito de solicitar informações sobre a origem dos seus Dados Pessoais.

Estes direitos podem ser exercidos ao enviar-nos um e-mail para faleconnosco@pt.nestle.com ou para Nestlé Portugal, S.A., Rua Alexandre Herculano, 8, 2799-554 Linda-a-Velha, mediante comprovativo de identificação. Se o pedido for enviado por uma pessoa que não seja o Consumidor, sem fornecer provas de que o pedido foi legitimamente feito em seu nome, será rejeitado.

Note que qualquer informação de identificação fornecida à Nestlé somente será tratada de acordo com e na medida permitida pela legislação aplicável.

Direitos adicionais (por exemplo, modificação, eliminação de Dados Pessoais). Quando previsto por lei, o Consumidor pode (i) solicitar a eliminação, a portabilidade, correção ou revisão dos seus Dados Pessoais; (ii) limitar o uso e a divulgação dos Dados Pessoais; e (iv) revogar o consentimento para qualquer uma das atividades de tratamento de dados da Nestlé.

Nos termos da legislação aplicável, o Consumidor tem igualmente os seguintes direitos relativos aos seus Dados Pessoais:
• O direito de oposição, com base em situações particulares do Consumidor, na utilização de Dados Pessoais pela Nestlé, ou seus representantes; e
• O direito de oposição ao tratamento de Dados Pessoais pela Nestlé ou seus representantes para efeitos de marketing direto.

Note que, em determinadas circunstâncias, a Nestlé não poderá eliminar os Dados Pessoais do Consumidor sem eliminar também a sua conta de utilizador. A Nestlé poderá ser obrigada a reter alguns dos Dados Pessoais do Consumidor após este ter solicitado a eliminação, de modo a satisfazer as suas obrigações contratuais ou legais. A Nestlé também poderá estar autorizada pelas leis aplicáveis a reter alguns dos Dados Pessoais do Consumidor para satisfazer as suas necessidades comerciais.

Quando disponíveis, os websites da Nestlé têm uma ferramenta dedicada através da qual o Consumidor poderá rever e editar os Dados Pessoais que forneceu. Note que a Nestlé exige que os seus Consumidores registados confirmem a sua identidade (por exemplo, ID de login/endereço de e-mail, palavra-passe) antes poderem aceder ou fazer alterações nas informações da conta. Tal ajuda a evitar o acesso não autorizado à conta do Consumidor.

A Nestlé espera poder satisfazer qualquer questão que o Consumidor tenha sobre a forma como tratamos os seus Dados Pessoais. No entanto, se o Consumidor tiver dúvidas/questões não resolvidas, também tem o direito de reclamar às autoridades de proteção de dados competentes.

 
10. AS ESCOLHAS DO CONSUMIDOR SOBRE COMO A NESTLÉ UTILIZA E DIVULGA OS SEUS DADOS PESSOAIS

A Nestlé esforça-se por dar ao Consumidor opções relacionadas com os Dados Pessoais que este fornece. Os seguintes mecanismos proporcionam ao Consumidor o seguinte controlo sobre os seus Dados Pessoais:

Cookies/tecnologias semelhantes. O Consumidor gere o seu consentimento através (i) da solução de gestão de consentimento da Nestlé ou (ii) do seu navegador, para recusar todos ou alguns cookies/tecnologias semelhantes, ou para receber alertas quando estes estiverem a ser utilizados. Consulte a Secção 4 acima.

Publicidade, marketing e promoções. O Consumidor pode consentir que a Nestlé utilize os seus Dados Pessoais para promover os seus produtos ou serviços, este poderá indicá-lo através da(s) respetiva(s) caixa(s) de verificação relevante(s) localizadas no formulário de inscrição ou respondendo às perguntas apresentadas pelos demonstradores comerciais, Colaboradores do SAC. Se o Consumidor decidir que não deseja continuar a receber tais comunicações, poderá cancelar a subscrição das comunicações relacionadas a marketing a qualquer momento, seguindo as instruções fornecidas em cada comunicação. Para não receber comunicações de marketing enviadas por qualquer meio, incluindo redes sociais de terceiros, o Consumidor pode desativá-las a qualquer momento acedendo ao website/aplicação ou redes sociais de terceiros e ajustando as suas preferências de utilizador no perfil da conta, desmarcando as caixas relevantes ou ligando para o SAC da Nestlé. Note que, mesmo se o Consumidor optar por não receber comunicações de marketing, este receberá ainda comunicações operacionais por parte da Nestlé, tais como confirmações de encomendas ou outras transações, notificações sobre as atividades da conta (por exemplo, confirmações de conta, alterações de palavra-passe, etc.) e outros anúncios importantes não relacionados com marketing.

Personalização (offline e online): Sempre que exigido por lei, se o Consumidor desejar que os seus Dados Pessoais sejam utilizados pela Nestlé para lhe proporcionar uma experiência personalizada/publicidade e conteúdo direcionado, pode indicá-lo através da(s) caixa(s) de verificação relevante(s) no formulário de inscrição ou respondendo à pergunta(s) apresentada(s) pelos demonstradores comerciais ou pelo SAC. Se o Consumidor decidir que não pretende beneficiar mais de tal situação, poderá cancelar a receção a qualquer momento, acedendo ao website/aplicação e ajustando as suas preferências de utilizador no perfil da conta, desmarcando as caixas relevantes ou ligando para o SAC da Nestlé.

Publicidade baseada nos interesses. A Nestlé tem parceria com redes de anúncios e com outros fornecedores de veiculação de anúncios ("Fornecedores de publicidade") que veiculam publicidade em nome da Nestlé e em nome de outras empresas não afiliadas na Internet.  Alguns desses anúncios são adaptados aos interesses do Consumidor com base em informações recolhidas nos websites da Nestlé ou em websites não afiliados ao longo do tempo.  O Consumidor poderá aceder ao site www.aboutads.info/choices para saber mais sobre este tipo de publicidade, bem como sobre como desativar práticas de publicidade com base em interesses, de empresas que participam no programa de autorregulação Digital Advertising Alliance’s [Aliança Digital de Anunciantes] (“DAA”). Além disso, poderá desativar este tipo de publicidade nas aplicações móveis de empresas que participam na aplicação AppChoices da DAA, ao descarregar a aplicação da loja iOS ou Android.  O Consumidor também poderá interromper a recolha de dados precisos de localização do seu dispositivo móvel através das configurações de serviços de localização do seu dispositivo móvel.


11. ALTERAÇÕES À POLÍTICA NESTLÉ

A Nestlé irá atualizar esta política de privacidade caso altere a forma como trata os Dados Pessoais do Consumidor. A Nestlé reserva-se o direito de fazer alterações às suas práticas e a esta Política a qualquer momento; verifique com regularidade para consultar quaisquer atualizações ou alterações da política Nestlé.


12. RESPONSÁVEIS PELO TRATAMENTO DE DADOS E CONTACTO

Para colocar questões ou comentários sobre esta política e sobre as práticas de privacidade da Nestlé ou apresentar uma reclamação sobre a conformidade da Nestlé com as leis de privacidade aplicáveis, entre em contacto com a Nestlé através de: faleconnosco@pt.nestle.com, correio para Nestlé Portugal, S.A., Rua Alexandre Herculano, 8, 2799-554 Linda-a-Velha ou ligue para o SAC da Nestlé  800 203 591, das 08:30 às 20:30, segunda a sábado (exceto feriados). 
Também poderá entrar em contacto com o Data Protection Champion da Nestlé  através de e-mail para: dataprotectionPT@pt.nestle.com ou correio: Rua Alexandre Herculano, 8 2799-544 Linda-a-Velha.

A Nestlé irá confirmar a receção e investigar qualquer reclamação sobre a forma como efetua o tratamento de Dados Pessoais (incluindo reclamações alegando que a Nestlé tenha violado os direitos do Consumidor sob as leis de privacidade aplicáveis).


Responsáveis pelo tratamento de dados:

Responsável por:

Nestlé Portugal, S.A.

Rua Alexandre Herculano, 8

2799-554 Linda-a-Velha

Todas as atividades

Nestlé Treasury International S.A.

7, Rue Nicolas Bové

L - 1253 Luxemburgo

Operações de cartões de pagamento relacionadas com o website/app.

Consumidor