Saboreia a Vida | Nestlé
Saboreia a Vida | Nestlé

SOCIAL

O QUE É O GLÚTEN?

Normalmente referido como algo negativo o glúten não é mais do que uma proteína característica de alguns cereais como o trigo. Por isso, apenas é um problema para pessoas sensíveis, nomeadamente doentes celíacos.

O que é o glúten?

O glúten é uma proteína presente em alguns cereais como o trigo e também presente, em menores quantidades, no centeio, cevada e aveia. É graças ao glúten e às suas propriedades “elásticas” quando em contacto com a água, que o pão de trigo é mais leve e fofo do que por exemplo o de milho (cereal naturalmente isento de glúten).

Quando é benéfica uma dieta sem glúten?

Algumas pessoas apresentam uma reação auto-imune ao glúten designada “doença celíaca” cujo único “tratamento” é a eliminação total do glúten da sua alimentação. Mesmo vestígios deste elemento, resultantes por exemplo de contaminação no processo de fabrico de alguns alimentos podem desencadear reações negativas e daí a necessidade de assegurar que o alimento é totalmente isento de glúten.

Estão também descritas situações de intolerância não celíaca ao glúten que beneficiam igualmente da eliminação deste elemento da alimentação mas que devem ser devidamente diagnosticadas pelo médico.

Em todos os outros casos não existe qualquer benefício comprovado da eliminação do glúten da alimentação e pode inclusivamente tornar difícil assegurar uma alimentação variada, equilibrada e completa.  

 

PARTILHAR 7 LIKES

Sugestões